15 abril, 2020

Titanic: uma tragédia evitável?

Um analista de desastres diz que a regra de virar à direita na presença de um obstáculo teria sido o fator determinante do naufrágio do Titanic.
O choque contra um iceberg, em 14 de abril de 1912, causou o naufrágio desse transatlântico britânico, em sua viagem inaugural da cidade portuária de Southampton (Inglaterra) para Nova Iorque (Estados Unidos). O Titanic poderia ter evitado a colisão com a grande massa de gelo. Mas essa alternativa foi descartada no momento em que o capitão decidiu cumprir um protocolo naval: enfrente um obstáculo virando a estibordo.
Os regulamentos que ordenavam o procedimento para evitar esse tipo de impacto frontal estavam em vigor desde 1850, mas não contemplavam os icebergs, que "podem adotar qualquer forma”, diz o jornalista investigativo Senan Molony, responsável há décadas por estudar. a tragédia deste navio.
Molony explica, ao lembrar que:
Um marinheiro, Joseph Scarrott, viu o bloco de gelo antes do impacto e explicou que sua massa se estendia para o lado direito. Mesmo assim, eles decidiram executar o procedimento operacional padrão, ou seja, ir para estibordo para evitar a colisão, o que foi um  erro fatal.
O Titanic afundou-se em conformidade com um rigoroso padrão naval.

https://grandesmedios.com/virar-a-estribor-hundio-al-titanic/

Nenhum comentário: