26 abril, 2020

O sertão e a cidade

"Disparada" é uma toada composta por Geraldo Vandré e o violonista Théo de Barros. Imortalizada na voz de Jair Rodrigues, esta canção dividiu o primeiro lugar do Festival de Música Popular Brasileira da Record, em 1966, com "A Banda", de Chico Buarque de Hollanda. Nos dias que antecederam a final do certame houve uma verdadeira disputa com apostas em todo o país entre os adeptos das duas composições.
Uma nota pitoresca na apresentação de "Disparada" foi a utilização de uma queixada de burro como instrumento de percussão. A novidade, descoberta por Airto Moreira numa loja em Santo André, emprestou maior rusticidade ao acompanhamento, além de evocar uma visão forte de um sertão assolado pela seca. Zuza Homem de Mello recorda o sucesso da queixada. Era incrível como um instrumento sem ressonância (a "ressonância" ficava por conta dos dentes frouxos da queixada) pudesse fazer um som tão alto.



Mnemônico
À época de "Disparada", criou-se uma forma para lembrar o valor de π (pi) com a precisão de 7 casas. Contando-se as letras de cada palavra na seguinte frase:
"Com o júri a votar Disparada já ganhou" = 3,1415926

A Banda, no Festival da Record de 1966, com Chico, Nara, Altamiro Carrilho e banda.

Nenhum comentário: