23 abril, 2020

Um rio de pedras

Parece um rio completamente coberto por algum tipo de entulho, mas o que você vê no vídeo abaixo não é água. É literalmente um rio de pedras e cascalhos derramando por uma encosta. O fenômeno é chamado de fluxo granular e aconteceu na Nova Zelândia após a passagem do ciclone Gita.


(Heavy Rain From Ex Cyclone Gita Turns Rakaia River into a River of Rock)

O geólogo Dave Petley explica em que consiste um fluxo granular no Landslide Blog (o Blog dos Deslizamentos de Terra):
É um exemplo magnífico de fluxo granular. Embora pareça muito exótico, na verdade é um fenômeno bastante comum e muito bem descrito na literatura científica. Em essência, seixos e pequenas pedras se comportam como partículas de um fluido. Obviamente, a densidade desse fluido é muito maior que a da água e suas partículas são muito maiores, mas o rio de rochas que ele forma ainda é capaz de gerar as mesmas estruturas geológicas que os rios de água. Este caso, em particular, parece ter partículas bastante homogêneas, provavelmente greywacke (uma variedade de arenito). Essa uniformidade é o que torna o fluxo tão espetacular.
A propósito, se o vídeo não parecer perturbador o suficiente, é apenas para avisar que tentar se jogar em uma corrente semelhante é quase uma morte certa e nada agradável, afogado em poeira e rocha.
(http://es.gizmodo.com/este-es-el-aterrador-aspecto-de-un-rio-de-piedras-tras-1823318668)

Arquivo
formigas como fluidos
http://blogdopg.blogspot.com/2015/03/formigas-como-fluidos.html
o piche através do funil
http://blogdopg.blogspot.com/2012/12/uma-experiencia-de-longa-duracao.html
http://blogdopg.blogspot.com/2013/07/uma-experiencia-de-longa-duracao-2.html

Nenhum comentário: