26 dezembro, 2019

O relógio floral de Lineu

Assim como os humanos têm um relógio interno que lhes diz quando ir dormir e acordar, as plantas também têm seu próprio sistema. Carlos Lineu (nome latinizado: Carolus Linnaeus) foi capaz de observar e estudar este fenômeno quando viu que certas espécies de plantas abrem e fecham suas flores em certos momentos do dia. Isso o levou a desenvolver o relógio floral.
Dez anos depois de assumir a responsabilidade pelo Jardim Botânico da Universidade de Uppsala, na Suécia, Lineu publicou sua Philosophia botanica, onde compilou uma lista de quarenta e seis plantas que se abrem durante determinados momentos do dia. Ao organizar essas plantas na sequência em que elas floresciam durante o dia, ele construiu uma espécie de relógio floral,o Horologium florae como ele também chamava.

Lineu, por ter sido o criador da nomenclatura binomial para designar as espécies, é considerado o pai da taxonomia moderna. Ele também participou do desenvolvimento da escala centígrada de temperatura, invertendo a escala que Celsius havia proposto, ao passar o valor de 0° para o ponto de fusão da água e 100° para o ponto de ebulição. Ele também deu origem à prática de se usar os glifos de ♂ - (lança e escudo) Marte e ♀ - (espelho de mão) Vênus como símbolos de macho e fêmea.

Nenhum comentário: