04 dezembro, 2019

Quanto pesa a internet?

Isabelle Robinson, M.Sc. 
20/04/2018, AZO Quantum
A internet é composta por vídeos, documentos, páginas da web etc. Ele contém uma enorme quantidade de informações que cresce a cada dia. Cada e-mail enviado, um comentário deixado e um artigo publicado cria mais dados que são armazenados em dígitos binários que são lidos por computadores. Dado que esses dados devem ter massa, quanto pesa toda a internet?
Um professor de Ciência da Computação da Universidade da Califórnia, Dr. John Kubiatowicz, usa o exemplo do e-reader Kindle para mostrar como a informação pode ter massa. Ele explicou que um Kindle usa um tipo de transistor que usa elétrons presos para distinguir entre os dois estados do binário.
"Embora o número total de elétrons na memória não mude à medida que os dados armazenados mudam", afirmou Kubiatowicz, "os elétrons aprisionados têm uma energia maior".
Usando famosa equação de Einstein (E = mc2) e uma estimativa conservadora de 10-15 joules por bit de dados armazenados, em seguida, a diferença entre a massa de um Kindle vazio e um Kindle completo pode ser calculado como aproximadamente 10-18 gramas. (Ray, 2011)
Levando isso adiante, Russell Seitz usou a ideia de que a internet é composta de redes de servidores que operam na internet. Ele estimou que 100 milhões de servidores estão operando em torno de 350 a 550 watts cada (Seitz, 2006) ou 40 bilhões de watts coletivamente. Dada essa informação, e o fato de a lógica binária do silício funcionar a aproximadamente 3 volts e um chip funcionar a um gigahertz, Seitz calcula que o peso total da internet é de aproximadamente 50 gramas, o mesmo que o peso de um morango grande (VSauce, 2011).
. . .
🍓

É claro que este cálculo (não atualizado) leva em conta apenas os bilhões de bilhões de elétrons que se movem através da fiação, servidores, dispositivos e outros condutos que permitem o uso da internet, e não esses condutores em si. Como estamos acostumados a conectar nossos dispositivos à internet sem fio, podemos cometer o erro de imaginar dados flutuando no espaço. Na realidade, porém, os provedores de Internet tiveram que instalar milhões de quilômetros de cabos entre continentes e oceanos para permitir a conexão à Internet que temos hoje, que levou décadas. Sem esses cabos, a Internet não pode existir globalmente.
(http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=14199)

Nenhum comentário: