14 dezembro, 2019

As Certinhas do Lalau (2)

Correspondência
Olá, amigo.
Sou também das antigas, carioca mas filho de cearenses, meu pai de Maranguape - Chico Anísio era parente nosso - e minha mãe de Fortaleza, fanzoca desse tema CERTINHAS, e também das vedetes.
Você falou em LISTA. Onde está essa Lista ? Tenho aqui em meus arquivos, uma Lista baixada não sei de onde, com uma Lista, cujos nomes nela constantes não bate com o meu conhecimento.
Queria saber dessa sua e cotejar com o que sei para fazermos uma lista final.
Que tal ?
Pode me responder para meu e-mail
- Sergio Costa

1957: enfim, as Certinhas do Lalau
As edições de 1953 a 1956 foram chamadas por Stanislaw Ponte Preta de a seleção das Dez Mais Bem Despidas do Brasil. Porém, apesar do sucesso da lista, o termo "bem despida" era considerado atrevido e ousado demais para a época. Muitas mães, namorados e afins, das eleitas não se sentiam confortáveis com o título. Era, portanto, preciso substituí-lo.
Segundo o próprio Stanislaw, foi um comentário de seu próprio pai que lhe fez surgir a ideia. O pai de Stanislaw, ao ver passar uma moça pela calçada da praia, teria dito: "Mas, olha só, ela é toda certinha!" O termo "certinha" caiu como uma luva para identificar as eleitas da lista. Surgia, assim, em 1957, a primeira lista das 10 Certinhas do Lalau, que foi veiculada pelo jornal Última Hora, na edição do dia 31/12/1957.
1967, última lista de Certinhas
O ano de 1967 marcaria a edição da 15.ª lista das Certinhas do Lalau. Também seria a última, pois Stanislaw Ponte Preta, o Sérgio Porto, viria a falecer em Outubro de 1968. A publicação da lista sairia na edição do jornal Última Hora de 27/12/1967.
Em 1978
Dez anos depois da morte de Stanislaw Ponte Preta, a Rede Globo fez uma uma homenagem ao criador das Certinhas no programa chamado Brasil 78. Recriou-se, assim, a mesma atmosfera dos dez nomes de mulheres mais desejadas.

Fonte: AS CERTINHAS DO LALAU, do blog de Magalhães Jr., ou simplesmente o Maga.
http://baudomaga.com.br/certinhas/2014/10/06/1978-homenagem-as-certinhas/. Consultada em 30/06/2019

Nenhum comentário: