26 dezembro, 2019

Chocolate Yanomami

O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa do cacau. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. A partir dos Descobrimentos, foi levado para a Europa onde se popularizou, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII. Contudo, devido às necessidades climáticas para o cultivo do cacau, não foi possível o seu plantio no continente europeu e, por isso, as colónias americanas de clima tropical úmido continuaram a fornecer a matéria-prima.
O chocolate, tal como é consumido hoje, é resultado de sucessivos aprimoramentos realizados desde o início da colonização da América. O produto era consumido pelos nativos na forma de uma bebida quente e amarga. Os europeus passaram a adoçar e a misturar especiarias para adequá-lo a seu gosto. Com o desenvolvimento dos processos industriais e técnicas culinárias, surgiu o chocolate com leite e depois na forma de um sólido. Além de ser consumido puro, é também ingrediente de um grande número de alimentos como bolos (tortas, biscoitos etc.), mousses, sorvetes e outros doces.
Agora, os Yanomami da comunidade Waikás passaram a produzir o Chocolate Yanomami. É um chocolate "com presença na boca", conforme a opinião de um especialista. E sua composição (fórmula do chocolatier César de Mendes) leva 69% de cacau, 2% de manteiga de cacau e 29% de rapadura orgânica.

Nenhum comentário: