11 dezembro, 2019

Mensagens ocultas em imagens

Paul Ducklin
A esteganografia é um truque fascinante para enviar mensagens secretas - e é intrigantemente diferente da criptografia, embora as duas técnicas sejam frequentemente agrupadas como se fossem as mesmas.
Simplificando, a criptografia embaralha mensagens para que apenas o destinatário pretendido possa lê-las.
De modo geral, os invasores que interceptam mensagens criptografadas sabem que algo foi dito, mas não conseguem descobrir o que era.
Por exemplo, posso prever com segurança que você não conseguirá desvendar o conteúdo original dessa mensagem codificada:
CBTEM YPQNE TUTMQ WLJFJ FKRBG
OFYIA DQTLP GNCBD LDOHN AHMOR
MHUUG EJOWN CSCXA VGTUH SXTLN
BOTXN ATFMU WLHID RXDWC IJMEA
KWQEI PUGMF KPHSL HCHUY TMUJE
Mas esses grupos de cinco letras, lembrando uma mensagem da Segunda Guerra Mundial, quase certamente farão você suspeitar.
Você pode, portanto, assumir que tenho algo importante para esconder, um fato que poderia me levar a água ainda mais quente do que se eu tivesse deixado escapar a mensagem abertamente.
Esteganografia, portanto, visa disfarçar mensagens não só para manter o conteúdo em segredo, mas também para esconder a existência de uma mensagem em primeiro lugar.
O processo pode ser tão simples quanto concordar com antecedência sobre uma interpretação especial de uma palavra ou gesto casual.
De acordo com os rumores, se a rainha Elizabeth II inocentemente roda sua aliança de casamento enquanto está em um evento, é um sinal discreto de que ela gostaria que uma de suas comitivas a extraísse graciosamente de sua conversa atual para que ela pudesse passar para outros convidados sem ofender.
Escondendo em imagens e som
Outra abordagem para a esteganografia envolve encontrar arquivos ou mensagens existentes que contenham dados que não sejam importantes e que provavelmente não serão examinados, e substituí-los por dados secretos, ocultando-os de maneira eficaz à vista.
Um truque bem conhecido para infiltrar dados em arquivos que são popularmente compartilhados envolve adicionar o que supostamente se parece com “ruído” em arquivos como fotos, vídeos ou músicas.
Por exemplo, cada pixel em uma foto em escala de cinza de 8 bits pode ter um valor de 0 (totalmente preto) a 255 (branco mais brilhante), mesmo que seja difícil dizer a diferença entre um nível de cinza de, digamos, 129 e 130, ou entre 8 e 9.
Na verdade, pode ser tecnicamente impossível discernir uma diferença, dada a combinação de imprecisões introduzidas pela câmera ao capturar a imagem, a tela ao exibi-la e o olho ao visualizá-la.
Portanto, você pode substituir alguns dos dados da imagem para codificar informações de outro lugar, por exemplo, sobrescrevendo os poucos bits inferiores de cada pixel da imagem com dados próprios.
Isso deixa você com um arquivo híbrido que é parte da imagem e parte das informações pessoais.
Mas se alguém abrir a sua imagem com dados dentro da caixa, ela ainda parece uma imagem, ainda que ruidosa ou de baixa qualidade.
Você pode então usar serviços públicos como sites de mídia social e serviços de compartilhamento de fotos para distribuir suas imagens de mensagens ocultas de uma maneira inocentemente aberta. [...]

Prossiga lendo em NAKED SECURITY

Esteganografia ≠ estenografia (como a taquigrafia é mais conhecida em Portugal), um termo geral que define todo método abreviado ou simbólico de escrita, com o objetivo de melhorar a velocidade da escrita ou a brevidade, em comparação com um método padrão de escrita.

Imagem de uma árvore contendo outra imagem esteganograficamente escondida. A imagem oculta é revelada removendo os bits de cada componente RGB da imagem, exceto os dois bits menos significativos de cada cor, seguindo-se de uma normalização da imagem resultante. A imagem oculta é mostrada abaixo.







Imagem de um gato, extraída da imagem acima.
Este xemplo foi retirado da página Steganography no WIKI.

Nenhum comentário: