22 dezembro, 2018

Dêutero

Trata-se de um elemento de formação de palavras (do grego deuteros, significando "segundo" ou "secundário") que exprime a ideia de segunda vez.
Deutério (Química)
O deutério (símbolo ²H ou informalmente D) também conhecido como hidrogênio pesado é um dos isótopos instáveis do hidrogênio. O núcleo atômico do deutério é formado por um próton e um nêutron e sua massa atômica é 2.014102. Foi descoberto em 1931 por por Harold Urey e seus colaboradores, que o separaram do hidrogênio por destilação fracionada a -259 °C. Esta descoberta lhe rendeu o Nobel de Química em 1934. As chances de encontrarmos o deutério na água marinha em moléculas de óxido de deutério (²H2O) são de 0,0156%, pois a sua concentração nos oceanos varia de acordo com a localização e a profundidade. Encontra-se na natureza na proporção de 1 para cada cerca de 2.700.000 átomos de hidrogênio.
Deuterostômios (Biologia)
Os bilatérios consistem nos protostômios e nos deuterostômios. Esses dois grupos animais principais diferem quanto ao modo como executam importantes processos de seu desenvolvimento, especialmente a gastrulação. Nos deuterostômios, a gastrulação forma primeiro o ânus e depois a boca.
Deuteronômio (Bíblia)
E o quinto livro da Bíblia. É um termo grego composto por deuteros, (que significa "segundo") e nomos (que significa "lei"), ou seja, "segunda lei". Esse nome deriva da consideração que as leis já tinham sido dadas no livro do Êxodo e que, portanto, as presentes em Deuteronômio eram uma repetição.
Defteros (Os Cavaleiros do Zodíaco)
Pelo nome, subentende-se que ele, provavelmente, é o irmão mais novo de Aspros. O nome Aspros, por sua vez, deriva do grego protos, que significa "primeiro" ou "primário". Perceba-se a semelhança do nome Aspros com a palavra protos.

No Preblog: O SEGUNDO

Nenhum comentário: