12 dezembro, 2018

Nikola Tesla, suas obsessões e aversões

Menos lembrado do que o seu contemporâneo Thomas A. Edison, o complexo gênio Nikola Tesla fez contribuições monumentais no século passado que claramente alcançam os tempos modernos.
Nascido na Croácia de pais sérvios, este cientista concebeu idéias inéditas em seu tempo que continuam a nos beneficiar hoje. Toda vez que ligamos um rádio, usamos o circuito de um telefone celular ou nos beneficiamos da eletricidade, usamos as idéias acadêmicas do mestre inventor que a sociedade uma vez rotulou de absurdas.
Durante a maior parte de sua vida, Tesla carregou consigo muitas obsessões e aversões.
Ele ordenava que os garçons servissem suas refeições com 18 guardanapos para que pudesse polir os talheres antes de usá-los, e preferia jantar sozinho. O gênio também calculava os centímetros cúbicos de espaço que cada pedaço de comida, prato ou xícara de café ocupava. Tesla dizia poder ouvir a poeira voar em uma sala e os trovões a centenas de quilômetros de distância. Ele falava consigo mesmo durante as tempestades. Lampejos violentos de luz atormentavam sua mente e tinha visões, especialmente quando as emoções estavam altas. Tesla frequentemente contava seus passos quando caminhava.
O cheiro de cânfora o enjoava. Se ele deixava pequenos quadrados de papel em líquido durante a realização de pesquisas, ele desenvolvia gostos estranhos em sua boca.
Ele não suportava "exceto sob a ponta de um revólver" tocar o cabelo de outra pessoa, o que explica por que ele nunca se casou ou teve um relacionamento duradouro, salvo um caso estritamente platônico com uma mulher chamada Katherine Johnson. Ela era a esposa de um dos amigos de Tesla, Robert Johnson, editor da revista Century. Ao longo dos anos, os três trocaram milhares de cartas entregues à mão, às vezes até três por dia. A Sra. Johnson chamava o cientista simplesmente de "Sr. Tesla", enquanto Tesla se sentia tão confortável com ela que lhe deu um apelido, "Madame Filipov", e outro a seu marido "Luka Filipov".
A sua aversão mais severa se relacionava com as mulheres usando brincos, especialmente com pérolas.

Extraído de NIKOLA TESLA - THE WORLD'S SORCERER, de Mac McCormick

Imagem: Estátua para Tesla, Niagara Falls

Nenhum comentário: