JAC Charles fez construir por John e Anne-Marie Noël Robert, construtores de aparelhos de precisão, um globo feito de seda impermeabilizada por um verniz à base de borracha. Tratava-se de um pequeno balão esférico de 4 metros de diâmetro e um volume de 33 metros cúbicos. Ao invés do ar quente usado pelos irmãos Montgolfier, ele usou o hidrogênio, quatorze vezes mais leve que o ar.
Ele produziu o hidrogênio derramando ácido sulfúrico em limalha de ferro. (*)
O balão começou a ser inflado em 24 de agosto de 1783, operação que durou quatro dias. Em 27 de agosto, o balão decolou do Campo de Marte (Paris) e viajou 16 quilômetros.
A competição iniciou-se entre os irmãos Montgolfier e Charles. As "montgolfieiras" e as "charlieiras" fazem sucesso. Em 19 de setembro teve lugar uma demonstração de Jacques-Étienne Montgolfier com animais, e em 21 de novembro, o primeiro voo com humanos, ocasião em que um balão de ar quente decolou com Jean-François Pilâtre de Rozier e o Marquês d'Arlandes.
Enquanto isso, Charles e os irmãos Robert fabricaram um balão capaz de transportar duas pessoas, com um volume de 380 metros cúbicos. Foi Charles quem projetou os equipamentos instalados nos balões de gás ainda hoje: o cesto de vime, a válvula, a rede e as suspensões, a pilotagem por meio de lastro.
Em 1º de dezembro 1783, ou seja, dez dias mais tarde, o balão inflado com gás hidrogênio decolou do Jardim das Tulherias com Charles e John Robert. O balão voou por duas horas e aterrissou em Nesles depois de viajar 36 quilômetros. O Duque de Chartres e o Duque de Fitz-James seguiram a cavalo a aeronave e lavraram a ata. O balão atingiu a altura de 3.300 metros, medida por um altímetro que Charles também inventou.
O voo deu a Charles uma grande popularidade, mas ele nunca mais voou. Conforme Pat Ballew, ele foi o primeiro a ver o pôr do sol duas vezes no mesmo dia.
(*) O ácido sulfúrico reage com a maioria dos metais, em uma reação de deslocamento simples, com a formação do gás hidrogênio (H2) e o sulfato do metal correspondente.
Fe + H2SO4 = H2 + FeSO4
Nenhum comentário:
Postar um comentário