25 outubro, 2018

CARTA. De Planck para Hitler

Em outubro de 1944, Max Planck escreve a Hitler para defender a vida de seu filho, Erwin. Na carta, o descobridor da energia quântica defende a vida de seu filho, que esteve envolvido na tentativa de matar Hitler três meses antes. Max Planck já havia perdido seu filho mais velho, que foi morto na Batalha de Verdun, durante a Primeira Guerra Mundial.
Aqui está uma tradução da CARTA:

Meu Führer!
Estou profundamente abalado com a mensagem de que meu filho Erwin foi condenado à morte pelo Tribunal Popular.
O reconhecimento por minhas realizações a serviço de nossa pátria, que você, meu Führer, expressou para mim de maneira repetida e mais honrosa, me faz confiante de que você dará ouvidos a um suplicante senhor de 87 anos de idade.
Como gratidão do povo alemão pelo trabalho da minha vida, o qual se tornou uma riqueza intelectual eterna para a Alemanha, estou a lhe implorar pela vida do meu filho.
Max Planck

Esse pedido, aparentemente escrito a partir da casa bombardeada da família Planck em um subúrbio de Berlim, foi ignorado pelas autoridades. Erwin foi executado em 23 de janeiro de 1945 e sua certidão de óbito registrou: "pais desconhecidos".

CARTA. De Gandhi para Hitler

Nenhum comentário: