08 outubro, 2018

As árvores multifrutas

São uma série de árvores frutíferas criadas pelo artista Sam Van Aken, de Nova Iorque, usando a milenar técnica da enxertia. Cada árvore produz 40 tipos de frutas que amadurecem sequencialmente de julho a outubro.
Sam Van Aken é professor de escultura na Universidade de Syracuse. Em 2008, enquanto procurava espécimes para criar uma árvore de flores multicoloridas para um projeto de arte, Van Aken adquiriu o pomar da Estação Experimental Agrícola do Estado de Nova Iorque, que estava fechando devido a cortes no financiamento.
Ele começou a enxertar brotos de árvores em uma árvore receptora. Ao longo de cinco anos, esta árvore acumulou galhos de quarenta diferentes árvores "doadoras", passando a produzir damascos, cerejas, nectarinas, pêssegos e ameixas,  entre outras frutas.
A partir de 2014, Van Aken já havia criado 16 dessas árvores que florescem em rosa, fúcsia, roxo e vermelho e depois ficam carregadas com 40 tipos de frutas. Elas foram instaladas em hortas comunitárias, museus e pomares privados.
(https://en.wikipedia.org/wiki/Tree_of_40_Fruit)

https://www.npr.org/sections/thesalt/2014/08/03/337164041/the-gift-of-graft-new-york-artists-tree-to-grow-40-kinds-of-fruit

Nenhum comentário: