29 março, 2018

Genes para racistas?

"Quem é branco?... Pessoas não judias de descendência totalmente europeia. Sem exceções."
John Law, membro da National Vanguard

Uma equipe liderada pelo sociólogo da ciência Aaron Panofsky, da Universidade da Califórnia, Los Angeles, acompanhou a conversa de 600 pessoas nos fóruns do site supremacista branco Stormfront.org – o mais "tradicional" deles, fundado num longínquo 1996.
Eles comentavam sobre os resultados de seus testes de ancestralidade genética. Ainda que alguns deles tenham conseguido o que queriam, mostrando ser 100% germânicos ou nórdicos, outros tiveram notícias bem diferentes.
Na apresentação de seu estudo Genes for Racists, Panofsky revela algumas conversas. "Olá, vieram meus resultados de DNA e aprendi hoje que sou 61% europeu", comentou um dos membros. "Estou muito orgulhoso de minha raça branca e minhas raízes europeias". Recebeu a seguinte resposta: "Preparei uma bebida para você. É 61% água pura. O resto é cianeto de potássio. Eu suponho que você não tenha objeções a bebê-la… Cianeto não é água e VOCÊ não é branco!".
Mas há solidariedade mesmo entre neonazistas diante da "tragédia". Segundo Panofsky, respostas como a acima são raras e reservadas a quem os membros do fórum consideram como trolls. Geralmente, o que se tenta é pôr panos quentes.[...]
A reação de um neonazista..., por Fábio Marton

As reações apresentadas pelos neonazistas diante dos resultados inesperados nos exames de ancestralidade genética vão do "ruído estatístico" à hipótese da "conspiração judia".

Genealogia por DNA, Linha do Tempo

Nenhum comentário: