24 março, 2018

O velho Piccard

Auguste Antoine Piccard (28 de janeiro de 1884 - 24 de março de 1962) foi um físico suíço, inventor e explorador. Piccard e seu irmão gêmeo Jean Felix nasceram em Basel, na Suíça. Mostrando grande interesse intenso em ciência, ele cursou o Instituto Federal de Tecnologia (ETH), em Zurique, e tornou-se-se, em 1922, professor de física da Universidade Livre de Bruxelas.
Foi membro dos congressos Solvay de 1922, 1924, 1927 (vide foto), 1930 e 1933.
O aeronauta
Em 1930, seu interesse por balonismo, e sua curiosidade pelos fenõmenos da atmosfera superior levaram-no a projetar uma gôndola de alumínio esférica pressurizada, que permitiria a ascensão a grandes altitudes sem a necessidade de usar um traje pressurizado.
Uma importante motivação para sua pesquisa na atmosfera superior foram as medições de radiação cósmica, que deveriam fornecer evidências experimentais para as teorias de Albert Einstein, que Piccard conhecia das conferências Solvay e de quando era aluno do ETH.
Ele fez um total de vinte e sete vôos de balão, estabelecendo um recorde final de 23.000 m.
O hidronauta
Em meados da década de 1930, os interesses de Piccard mudaram quando ele percebeu que uma modificação no cockpit de seu balão de alta altitude permitiria a descida para o oceano profundo. Em 1937, ele já havia projetado o batiscafo, uma pequena gôndola de aço construída para suportar uma grande pressão externa. A construção começou, mas foi interrompida pela eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Retomando o trabalho em 1945, ele completou o cockpit em forma de bolha que mantinha a pressão de ar normal para uma pessoa dentro da cápsula, mesmo que a pressão da água fosse muito aumentada. Acima da cápsula, um pesado tanque de aço foi acrescentado, sendo preenchido com um líquido de baixa densidade para a flutuabilidade do conjunto. Os líquidos são relativamente incompressíveis e podem proporcionar flutuabilidade ainda que a pressão seja progressivamente aumentada. E assim, o enorme tanque foi cheio com gasolina, não como combustível, mas para a flutuação. Para fazer a embarcação agora flutuante submergir, toneladas de ferro foram anexadas ao flutuador, com um mecanismo de liberação para poder retornar à superfície.

Personagens
Piccard foi a inspiração para o Professor Calculus (gravura), personagem da HQ "The Adventures of Tintin", do cartunista belga Hergé. Ele participava de um encontro de ensino em Bruxelas, onde Hergé viu sua figura inconfundível na rua.
Auguste foi citado pelo compositor Paulo Vanzolini na música "Samba Erudito": "Fui ao fundo do mar / Como o velho Piccard / Só pra me exibir / Só pra te impressionar".
Além disso, juntamente com seu irmão Jean, é considerado a inspiração para o nome do personagem Capitão Jean-Luc Picard, da série "Jornada nas Estrelas - A Nova Geração".

Nenhum comentário: