19 março, 2018

O serpentear dos rios

Foi Albert Einstein que explicou a razão pela qual os rios serpenteiam. Quando um rio se forma, há inicialmente pequenas torções e curvas nele. Einstein observou que a água que flui no lado externo de uma curva se move mais rápido do que a água que flui em seu lado interno. Isso corrói o banco externo mais rapidamente do que o banco interno, e o rio se move para fora, criando uma curva progressivamente maior. Eventualmente, as curvas tornam-se tão acentuadas que se encontram, e o rio faz um atalho entre elas, endireitando-se. Mas o processo logo recomeça e o comprimento real do rio tenderá a voltar ao anterior.

1984 - 2012
https://i.imgur.com/Uak4YU3.gif

Uma história
Em 1906, a Rio Grande Land and Irrigation Company realizou um desvio não autorizado do Rio Grande, que moveu um terreno de 413 acres (1,67 km2 ), incluindo Rio Rico, ao sul do rio. A empresa foi mais tarde multada, mas o desvio do rio foi permitido ficar de pé se a empresa colocasse marcadores de limites, o que nunca fez.
A terra estava agora fisicamente ao sul do Rio Grande - a fronteira entre o México e os EUA desde 1845 - e as autoridades mexicanas inconscientemente assumiram o controle da área, que se tornou conhecido como o Tracto Horcón . No entanto, uma vez que a mudança do curso foi devido a mudanças feitas pelo homem e não a mudanças naturais, o direito internacional ditou que a terra permaneceu no território dos EUA, fato que não estava em disputa. Algo de uma cidade turística cresceu lá durante os anos 1920 e 1930, com licor e jogos de azar que fluem livremente.
Os EUA finalmente cederam o território ao México com o Tratado de Fronteira de 1970 , e foi formalmente anexado pelo estado de Tamaulipas . A transferência ocorreu em 1977. Depois que um residente local apresentou uma ação judicial para evitar que o Serviço de Imigração e Naturalização dos Estados Unidos o deportasse, os tribunais dos EUA decidiram que todos os residentes nascidos na cidade antes de 1972 poderiam manter sua cidadania dos EUA. A decisão quase esvaziou a cidade dos moradores, pois agora podiam se mudar para outras áreas dos Estados Unidos como cidadãos plenos. WIKI

Um clichê como conclusão
Você nunca entra no mesmo rio duas vezes. A água está sempre mudando, sempre fluindo.

Nenhum comentário: