31 janeiro, 2017

O número de Erdös

É uma homenagem prestada ao matemático húngaro Paul Erdös, que publicou em toda sua vida cerca de 1500 artigos sobre matemática, boa parte deles em parceria.
Esse número é recursivamente calculado da seguinte maneira:
Erdös possui o número de Erdös igual a 0.
Um matemático M possui esse número igual à soma de 1 com o menor número de Erdös dos matemáticos que escreveram um artigo junto com M.
Existem 511 matemáticos com número de Erdös igual a 1, ou seja, que escreveram artigos em parceria com Erdös. Os matemáticos que escreveram artigos junto com estes, possuem esse número igual a 2, os que escreveram artigos junto com estes últimos, possuem o número igual a 3, e assim por diante.
Aquele que nunca escreveu nenhum artigo com Erdös ou com algum matemático que tenha escrito com Erdös ou com um matemático que escreveu com outro que tenha escrito com Erdös, e assim sucessivamente, tem número de Erdös infinito.

Se Maria colaborou com Paul Erdös num artigo, e com João em outro,
mas se João nunca colaborou com o próprio Erdös,
então João terá um número de Erdös 2.
O seu gênio e prestígio garantiam-lhe uma recepção acolhedora onde quer que chegasse, e inevitavelmente acabava por escrever um artigo com qualquer matemático que lhe apresentasse um problema interessante. Por isso, ele é provavelmente o matemático mais colaborativo de todos os tempos, e a comunidade de matemáticos que trabalhou com ele criou em sua honra o número de Erdös.
Como raramente publicava sozinho, Erdös, mais do que qualquer outro, foi creditado por "tornar a Matemática uma atividade social".

Wiki/Número de Erdös
Wiki/Paul Erdös

Nenhum comentário: