28 janeiro, 2017

Nunca me fale das probabilidades

Robert e Rita Lucas se divorciaram em 1988, após 29 anos de casamento. Nos documentos da separação, Rita solicitou a inclusão de uma cláusula especificando que, se Robert ganhasse um Prêmio Nobel antes de 31 de outubro de 1995, ela deveria receber a metade do dinheiro do prêmio.
Era uma cláusula bastante estranha e sem precedentes nos acordos de divórcio, mas Robert concordou com ela.
Você pode adivinhar o que aconteceu em seguida.
Robert recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 10 de outubro de 1995. Isto é, 21 dias antes daquela cláusula expirar.
Perguntado sobre a obrigação de pagar a metade do prêmio a sua ex-esposa, ele observou filosoficamente que "um acordo é um acordo". E acrescentou: "Talvez se eu soubesse que iria ganhar o prêmio, eu tivesse resistido à cláusula".
Robert Lucas é professor de economia na Universidade de Chicago (ainda o é). E Rita Lucas, que é farmacologista, em seus 29 anos de convívio com Robert, aparentemente aprendeu muito sobre dinheiro e probabilidades.
A primeira esposa de Albert Einstein também ganhou dinheiro do Prêmio Nobel, em seu acordo de divórcio. Quando ele e Mileva Marić se divorciaram em 1919, Einstein esperava ganhar o prêmio, eventualmente. Ele foi premiado com o Prêmio Nobel de Física de 1921. No acordo, ficou acertado que o dinheiro do Prêmio Nobel, caso Einstein viesse a recebê-lo, iria entrar em uma relação de confiança, a partir do qual Marić poderia usar os juros, mas Einstein teria de aprovar qualquer uso do valor principal. O objetivo do acordo era ajudar na criação dos dois filhos do casal.

Nenhum comentário: