05 janeiro, 2017

Citações em latim

Com latim, rocim e florim, andarás mandarim. Provérbio português
Segismundo Gontijo, co-titular do escritório, foi quem começou a anotar o que identificou como brocardos (citações latinas). Assim, colecionou-os pela vida afora, desde os seus tempos de internato no Ginásio Dom Bosco, em Cachoeira do Campo, MG, onde tomou gosto pelo Latim, passando pelos estudos de Direito na UFMG, e continuando por sua longa militância na advocacia e nas horas de vigília na leitura de todos os gêneros de livros.
Posteriormente, seus dois filhos, Juliana Gontijo e Fernando Gontijo, hoje professores de Direito de Família e colegas co-titulares, se interessaram pelo assunto e passaram a enriquecer aquele repositório que ora é, também, oferecido aos visitantes deste site.
Essa equipe, ao franquear aos visitantes o que foi apurado e joeirado naquela garimpagem, o faz esperando, com isso, de um lado provocar a gentileza dos que se dispuserem a colaborar através da remessa de outros exemplares do mesmo objetivo e, de outro lado, esperando motivar visitantes deste seu site para meditar sobre o significado de cada um dos respectivos aforismos e pensamentos selecionados com tanto trabalho.
Dica de Jaime Nogueira

N. do E.
No Brasil, uma obra clássica sobre o assunto é "Não Perca o seu Latim" (1980), de Paulo Rónai, escrita com a colaboração de Aurélio Buarque de Holanda. Este livro contém um razoável número de citações: provérbios, máximas, lemas, divisas, inscrições, epitáfios, e até desses latinismos vulgares de que se perdeu a consciência. O conjunto de tais itens compendia boa parte da experiência humana de muitos séculos, vazadas em fórmulas impressionantes de tão lapidares.

Nenhum comentário: