Fonte: www.transpetro.com.br
Navio petroleiro João Cândido |
O Promef tem como premissas a construção dos navios no Brasil, com índice de nacionalização de 65% na primeira fase e de 70% na segunda e a garantia de estaleiros modernos e competitivos em nível internacional.
Até agora, foram lançados cinco navios, sendo um construído no estado de Pernambuco e quatro no Rio de Janeiro. Batizados com nomes relevantes da história brasileira, as embarcações homenagearam João Cândido, Celso Furtado, Sérgio Buarque de Holanda, Rômulo Almeida e José Alencar. Os navios Celso Furtado e João Cândido (*) foram entregues e estão em operação.
O Programa de Navios também é responsável pela geração de empregos. Já foram criadas mais de 15 mil vagas diretas e este número deve chegar a 40 mil empregos diretos e 160 mil indiretos. Há, ainda, anúncio de novas construções, além da implantação e da expansão de estaleiros. Outras áreas foram impulsionadas, entre elas a de navipeças, a siderúrgica e a metalúrgica, que fornecerão insumos para a construção dos navios encomendados.
Com a frota renovada, a Transpetro poderá responder melhor aos desafios impostos pelo aumento da produção nacional de combustíveis e da autossuficiência em petróleo, e pela expansão da Petrobras no Brasil e no exterior.
(*) Entrou em operação no dia 25 de maio de 2012. Construído pelo Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, foi o primeiro navio do Promef a deixar o dique seco em direção ao mar. A embarcação, que homenageia o marinheiro João Cândido, líder da Revolta da Chibata, representa um marco para o País, ao consolidar o setor naval no estado de Pernambuco. Medindo 274 metros de comprimento, 48 metros de largura e 52 metros de altura, esta embarcação tem capacidade para transportar 1 milhão de barris de óleo cru e será utilizada, principalmente, em viagens internacionais, de longo curso. www.promef-transpetro.com.br
27/05/2012 - Recordando...
Uma resposta aos descrentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário