04 setembro, 2012

Os fatos em seus devidos lugares

Do Blog do Planalto
A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem (3), em nota oficial, ter recebido uma herança bendita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Afirmou ter recebido um país com economia sólida, crescimento robusto e inflação sob controle.
Leia abaixo a íntegra da nota:
Citada de modo incorreto pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em artigo publicado neste domingo, nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, creio ser necessário recolocar os fatos em seus devidos lugares.
Recebi do ex-presidente Lula uma herança bendita. Não recebi um país sob intervenção do FMI ou sob a ameaça de apagão.
Recebi uma economia sólida, com crescimento robusto, inflação sob controle, investimentos consistentes em infraestrutura e reservas cambiais recordes.
Recebi um país mais justo e menos desigual, com 40 milhões de pessoas ascendendo à classe média, pleno emprego e oportunidade de acesso à universidade a centenas de milhares de estudantes.
Recebi um Brasil mais respeitado lá fora graças às posições firmes do ex-presidente Lula no cenário internacional. Um democrata que não caiu na tentação de uma mudança constitucional que o beneficiasse. O ex-presidente Lula é um exemplo de estadista.
Não reconhecer os avanços que o país obteve nos últimos dez anos é uma tentativa menor de reescrever a história. O passado deve nos servir de contraponto, de lição, de visão crítica, não de ressentimento. Aprendi com os erros e, principalmente, com os acertos de todas as administrações que me antecederam. Mas governo com os olhos no futuro.
Dilma Rousseff
Presidente da República Federativa do Brasil

O estranho mundo de FHC - O ex-presidente apoia-se nas cinzas de Serra para tentar renascer politicamente, mas só faz sucesso em Higienópolis e nos jornalões. Ler aqui.
Leandro Fortes, CartaCapital
Dilma repudia novo texto recalcado e fantasioso de FHC - Ao fazer o jogo de seus patrões de hoje, O Globo e Estado de São Paulo (talvez patrões no passado...), FHC tenta, outra vez, seduzir Dilma com insinceros elogios para denegrir o legado de Lula, pelo qual nutre ressentimento e inveja de seus sucesso e popularidade. Ler aqui.
Claudio Ribeiro, Palavras Diversas
Por que Dilma acertou tanto ao afagar como ao bater em FHC - Agora, Dilma voltou a brilhar em mais um texto. Com firmeza, respondeu às sandices eleitoreiras anti-Lula escritas por FHC num artigo de jornal. O PSDB de Fernando Henrique passa por uma dramática crise existencial. Ler aqui.
Paulo Nogueira, Diário do Centro do Mundo
FHC “julga” Lula. Mas as urnas não lhe dão razão - Em artigo publicado no domingo no Estadão e O Globo, o ex-presidente tucano FHC fala grosso e se assanha no que pretende ser um “julgamento” dos dois mandatos de Lula à frente da Presidência da República. Ler aqui.
José Dirceu, Blog do Zé
Dilma põe FHC no devido lugar: na Direita - Dilma deixou-o no espaço diminuto que, ao longo do tempo, curtido em ressentimento, FHC construiu para si próprio: o bairro elegante de São Paulo, que, sintomaticamente, se chama de “Higienópolis”. É ali que ele contempla a consagração de um nordestino, metalúrgico, sem dedo, que não fala inglês. Um horror! Ler aqui.
Paulo Henrique Amorim, Conversa Afiada
A agenda zumbi de FHC - O artigo deste domingo de FHC no 'Estadão' é uma das excrescências mórbidas de que falava o italiano comunista Antonio Gramsci. Morto em 1937, ele ensinou: o que caracteriza uma crise é justamente o fato de que "o velho já morreu e o que é verdadeiramente novo não consegue nascer; nesse interregno, aparecem toda uma série de sintomas mórbidos”. Ler aqui.
Saul Leblon, Blog das Frases
FHC: A inveja é uma merda! - Quanto ao mérito do artigo, ele é patético. O tucano pinta um quadro mentiroso sobre o governo de Lula em várias áreas. Parece até que a atual presidente herdou um país quebrado, rumo ao colapso. Egocêntrico e narcisista, FHC não se olha no espelho! Um rápido comparativo demonstra que seu reinado é que foi um desastre completo. O povo sabe disto. Ler aqui.
Altamiro Borges, Blog do Miro
Petistas lutam por Lula; tucanos rejeitam FHC - Enquanto petistas de todo o País lutam para conseguir um espaço na agenda de Lula para levá-lo a seus palanques, tucanos ignoram solenemente FHC, querem distância dele. Por que será? Ler aqui.
Ricardo Kotscho, Balaio do Kotscho

Nenhum comentário: