Isso foi muito criativo, mas a administração de Paris cometeu dois enganos. Primeiro, ao estabelecer o valor do prêmio da loteria - como uma forma de dourar a pílula - muito superior à soma dos valores dos bilhetes. (2) Segundo, por ter entre seus investidores François-Marie Arouet e Charles Marie de La Condamine, que logo perceberam a tal mancada.
Os dois se associaram para comprar todos os bilhetes, passando a obter um grande lucro a cada mês. Fizeram isso, de forma sistemática, durante seis meses até serem descobertos. Analisada a conduta deles, constatou-se que eles não estavam fazendo nada de ilegal. (3)
Ao todo, os dois faturaram perto de 7.000.000 de francos, dos quais François-Marie Arouet (4) lucrou meio milhão - o suficiente para deixá-lo rico e independente para o resto de sua vida.
Easy Money, Futility Closet
N. do E.
(1) O paradigma para as filipetas, as gonzaguetas e outros títulos caretas.
(2) Fez muita falta o matemático Osvald de Souza.
(3) Espertos e tolos são interdependentes.
(4) Sou fã de carteirinha de Arouet, não porque ele terminou com a carteira recheada. Admiro-o por sua obra filosófica e literária, por sua espirituosidade, por sua luta pelas liberdades civis e por sua crítica aos privilégios do clero e da nobreza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário