27 julho, 2012

Rubem Alves. Programa "Provocações"

Antonio Abujamra entrevista o educador Rubem Alves.
O prazer demanda tempo. A gente tem que gastar tempo, porque a vida é para isso: para a gente gastar tempo. (Rubem Alves)



Nelson Cunha disse...
1 - Rubem foi muito gentil com a Educação. As escolas são perversas porque pioram as pessoas. Elas destroem as duas ferramentas que a natureza nos deu justamente para aprender: a curiosidade e o senso crítico. Saímos das escolas com raiva de aprender e prontas para obedecer. Se este for o objetivo oculto do ensino oficial, a escola cumpriu seu papel. Forma continuamente multidōes de imbecis prontos para serem liderados pelo mercado e poderes políticos e religiosos.
As escolas deveriam se limitar a ensinar a ler, fazer contas e estudar por conta própria, tudo o mais é interferência abusiva sobre a mais fantástica obra da natureza conhecida: o cérebro de uma criança.
(28 de julho de 2012 10:49)
2 - Rubem foi um crente que perdeu a fé, mas conservou a coerência. Critica com razão a demonização do sexo pelos teólogos cristãos. Virou ateu por respeito ao conceito de que Deus é bom e justo.
Explico este conceito aparentemente contraditório.
A lógica dos ateus é demolidora. Se nada acontece sem a concordância de Deus, as mazelas e injustiças terrenas são provas de que Ele não é bom nem justo. Se Ele é bom e justo, não é tão poderoso assim, portanto, defendam-se sozinhos porque Ele não pode lhes ajudar. Diante dessa lógica de que se Deus é bom e justo, mas não tem poderes para interferir na vida terrena, a maior parte da ação religiosa é inútil. A religião passa a ter valor apenas como um código moral.
(28 de julho de 2012 11:47)

3 comentários:

Nelson Cunha disse...

Rubens foi muito gentil com a Educação. As escolas são perversas porque pioram as pessoas. Elas destroem as duas ferramentas que a natureza nos deu justamente para aprender: a curiosidade e o senso crítico. Saímos das escolas com raiva de aprender e prontas para obedecer. Se este for objetivo oculto do ensino oficial, a escola cumpriu seu papel. Forma continuamente multidōes de imbecis prontos para serem liderados pelo mercado e poderes políticos e religiosos.
As escolas deveriam se limitar a ensinar a ler, fazer contas e estudar por conta própria, tudo o mais é interferência abusiva sobre a mais fantástica obra da natureza conhecida: o cérebro de uma criança.

Nelson Cunha disse...

Rubem foi um crente que perdeu a fé, mas conservou a coerência. Critica com razão a demonização do sexo pelos teólogos cristãos. Virou ateu por respeito ao conceito de que Deus é bom e justo.

Explico este conceito aparentemente contraditório.

A lógica dos ateus é demolidora. Se nada acontece sem o concordância de Deus, as mazelas e injustiças terrenas são provas de que Ele não é bom nem justo. Se Ele é bom e justo, não é tão poderoso assim ,portanto, defendam-se sozinhos porque Ele não pode lhe ajudar. Diante dessa lógica de que se Deus é bom e justo,mas não tem poderes para interferir na vida terrena, a maior parte da Ação religiosa é inútil. A religião passa a ter valor apenas como um código moral.

Paulo Gurgel disse...

Crianças e adolescentes podem ser educadas para a vida através da religião.
Amanhã, na postagem "Um sequestro simulado", dou um exemplo de como essa parceria funciona.