23 julho, 2012

Santos Dumont

Santos Dumont contornando a Torre Eiffel
com o dirigível número 5. Esta fotografia
é frequente e erroneamente identificada
como sendo do dirigível número 6. 
Alberto Santos Dumont nasceu a 20 de julho de 1873, em Palmira (cidade renomeada em sua honra para Santos Dumont) - MG, e faleceu a 23 de julho de 1832 em Guarujá - SP. É hoje o 80° aniversário de sua morte.
Ele projetou e construiu os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch, em 1901, quando, em um voo, ele contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo no século XX. Com essa proeza, Santos Dumont foi o primeiro aeronauta a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares.
Ele também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião com um motor a gasolina. Em 23 de outubro de 1906, voou cerca de 60 metros a uma altura de dois a três metros com o Oiseau de Proie, no Campo de Bagatelle, em Paris. Menos de um mês depois, em 12 de novembro, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu 220 metros a uma altura de 6 metros com o Oiseau de Proie III. Esses voos foram os primeiros, homologados pelo Aeroclube da França, de um aparelho mais pesado que o ar e, possivelmente, a primeira demonstração pública de um veículo que levantou voo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para seu lançamento.


Apesar de os brasileiros considerarem Santos Dumont o inventor do avião, na maior parte do mundo esse crédito é dado aos irmãos Wright. Em 17 de dezembro de 1903, decolando com a ajuda de uma catapulta, os irmãos Wright voaram em seu Flyer 1 durante 19 segundos.
rsrsrsrsrs...
EntreMentes acha que o mundo deve a eles, principalmente, a invenção da expressão "voo da galinha".

Nenhum comentário: