02 janeiro, 2011

Canhotos do violão

O mais célebre deles no Brasil foi Américo Jacomino (1887-1928), o "Canhoto". Filho de imigrantes italianos, aprendeu música com Ernesto, o irmão mais velho, e foi um dos responsáveis pelo "enobrecimento" do violão no Brasil. É dele a valsa "Abismo de Rosas", peça obrigatória dos maiores violonistas brasileiros, de Dilermando Reis a Baden Powell.
Outro deles foi Francisco Soares de Araújo (1926-2008), o "Canhoto da Paraíba". Tocava o violão invertendo apenas o instrumento (sem inverter as cordas), pois precisava compartilhá-lo com outros irmãos que eram destros. Tive a oportunidade de ouvi-lo tocar, durante horas, numa das mesas do Santiago Drinks, em Fortaleza.
O que um canhoto deve fazer ao iniciar-se no violão: inverter o instrumento ou o encordoamento? Há uma nota na internet, postada por ArtMaia Music, que discute as duas opções.
E sobre os canhotos da guitarra? Jimi Hendrix, Paul MacCartney, Eric Clapton...

Vídeo: Canhoto da Paraíba em 1994, no Programa Ensaio da TV Cultura. E reparem só nas "feras" que o acompanham: Paulinho da Viola (no cavaco), César Faria, o pai de Paulinho (no violão 7 cordas), e Celsinho (na percussão). Este é o primeiro de uma série de cinco vídeos com ele, que "tinocerto" postou no YouTube. INDISPONÍVEL. 
24/01/2019 -Substituído por este outro vídeo (59:12) que Américo Rodrigues postou no YouTube em 26 de fevereiro de 2018.

Um comentário:

Unknown disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Daienne.