27 maio, 2023

Tom Jobim e a Mata Atlântica

"Passarim quis pousar, não deu, voou
Porque o tiro partiu mas não pegou
Passarinho me conta então me diz
Porque que eu também não fui feliz
Me diz o que eu faço da paixão..."
Que me devora o coração…"

(da canção "Passarim")

Música e Natureza. Visionário e adiantado a seu tempo Tom Jobim falou muito apropriadamente sobre a questão do mato contínuo (a transformação da Amazônia e da Mata Atlântica em "Ilhas de Mato" cercadas por destruição e monoculturas). Quando se chega a esse ponto a Floresta fica muito vulnerável a ataques e investidas, e muito perto da total destruição - de seu ponto de não retorno.
"Eu sempre tive essa vontade de encontrar os bichos, as árvores… Já está na hora da gente plantar mato, de reconstruir um pouco da nossa floresta Atlântica, que é a coisa mais linda do mundo com sua variedade de bichos, de plantas, de tudo."
Trechos selecionados do documentário "Visão do Paraíso" (postado no YouTube em cinco partes), onde o maestro soberano expõe o seu conhecimento e toda a sua admiração pela Mata Atlântica, uma de suas grandes fontes de inspiração.


27 de maio - Dia Nacional da Mata Atlântica
Esta data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de proteger e recuperar a Mata Atlântica brasileira, um dos biomas mais antigos do Brasil, originada há aproximadamente 70 milhões de anos e da qual, estima-se, que exista atualmente apenas 7% dessa Mata. O dia 27 de maio foi escolhido em memória da famosa "Carta de São Vicente", em que o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.

Nenhum comentário: