Valsa de Pixinguinha gravada pelo próprio compositor em solo de flauta em disco Odeon 11.204, de 1935. Foi encontrada apenas uma partitura desta música, feita por Jacob do Bandolim a partir da gravação original do compositor, conforme anotação do próprio bandolinista em seu manuscrito (partitura integrante do Acervo Jacob do Bandolim MIS-RJ).
http://pixinguinha.com.br/discografia/iolanda/ (Instituto Moreira Salles)
A letra "I"
Baião da parceria Luiz Gonzaga-Zé Dantas, feito em homenagem à esposa de Zé, que se chamava Iolanda (também inspiradora de outro clássico de ambos, "Cintura fina"). Originalmente gravado por Gonzagão em 1953, mereceu um novo registro dele, seis anos mais tarde, para o LP de selo RCA Victor "Luiz Gonzaga canta seus sucessos com Zé Dantas".
Vai cartinha fechada / Não deixa ninguém te abrir / Naquela casa caiada / Donde mora a letra "I".
Vídeo c/ Marina Elali, neta de Zé Dantas e Iolanda:
Yolanda
A canção nasceu em 1970 com filha de Milanés, Lynn. De acordo com o autor, ele precisou de ausentar de Havana, nos dias em que sua primeira filha estava para nascer, e foi composta para demostrar todo amor que sentia pela sua mulher: Yolanda Benet. Em 1984, surgiu uma versão em português para Yolanda. A letra de Chico é bem fiel à proposta original de Pablo Milanés em fazer uma declaração de amor à então esposa. Por aqui, ficou Iolanda, com "I". E a primeira gravação saiu num disco da cantora Simone.
Esta canção / Não é mais que uma canção / Quem dera fosse uma declaração de amor / Romântica / Sem procurar a justa forma.
http://youtu.be/_FkI3jR9vlg - c/ Pablo e Chico
Yolanda (citação)
Adoniran Barbosa
Tocar na banda / Pra ganhar o quê? / Duas mariolas / E um cigarro Yolanda.
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2015/09/o-cao-que-chupa-manga-e-o-que-come.html
Yolanda (citação)
Adoniran Barbosa
Tocar na banda / Pra ganhar o quê? / Duas mariolas / E um cigarro Yolanda.
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2015/09/o-cao-que-chupa-manga-e-o-que-come.html
🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺
Musical Madalena, A beleza em Tereza, Apareceu a Margarida, Carol, Carolina, A levada da Rita, Compilando Irene, "Rosa" de Pixinguinha, Helena, Helena, Helena, Lia e Raquel, Um buquê de Rosas, Dora, Doralice e Gardênias
Nenhum comentário:
Postar um comentário