03 maio, 2023

Eu odeio cães e não sou um ser humano horrível

Por TATIANA GALLARDO, THE OBSERVER
2018 está quase acabando, e com ele virá o fim do Ano do Cão. Halle-freakin-lujah. * Essas criaturas peludas já recebem atenção suficiente sem um período oficial de dedicação de 365 dias. Desde as infinitas contas de cães do Instagram até os bulldogs que param o trânsito nas ruas, eles estão por toda parte. Você não vai me pegar arrulhando cada vez que uma fera peluda de quatro patas vier em minha direção. O problema é o seguinte: eu odeio cachorros.
Deixe os gritos inevitáveis de choque, nojo e terror. "Como isso pode ser possível?" amigos e estranhos sempre me perguntam. "Você é mesmo humano?" eles vão refletir depois de me ver ficar indiferente na presença de um vira-lata do tamanho da palma da mão.
Supostamente, a humanidade repousa na adoração de animais de estimação. Aqueles que estão decididamente desinteressados em amigos de quatro patas são estranhos estigmatizados. Estou cansada de pedir desculpas por minhas opiniões ou mitigar a intensidade de meus sentimentos apenas para apaziguar as massas enlouquecidas por cachorrinhos. Não, não gosto de cães e não, não sou um monstro de sangue frio.
Meu desprezo por cães vem de como cresci. Minha família tentou adotar um Bernese Mountain Dog quando eu tinha oito anos. "Tentativa" é a palavra-chave. Seu nome era Romy e ela rapidamente se tornou a tarefa da família, ao invés de sua amiga. Ela exigia tempo e energia constantemente. Para ser franca, nós, Gallardos, simplesmente não somos animais de estimação. Está em nossos genes.
Em vez de adoração, senti uma apatia excessiva. Não me importava nem um pouco com Romy. Ouvir seu uivo agressivo no meio da manhã para ser levada para um passeio não me motivou exatamente a sentir amor e afeição. Ficar do lado de fora no frio congelante todas as manhãs com um saco de lixo na mão enquanto esperava algum cocô fresco de animal quente não me deu a onda de excitação que um dono poderia sentir. Francamente, Romy precisava de muita atenção, que eu simplesmente não tinha o suficiente para dar. Eu estava - e estou - em um estado de minha vida em que preferia interagir com humanos reais do que brincar de buscar com vizinhos peludos no parque de cães. Romy exigia muito trabalho e me privou de minha independência.
Depois de possuí-la por dois anos, percebi o inegável: a maioria dos cães é suja e fedorenta. Você pode literalmente cheirar quando alguém possui uma criatura peluda. A manutenção da higiene exige tempo e dinheiro que não tenho. Além disso, os cães nunca o deixam sozinho. Talvez seja minha conversa introvertida interior, mas não quero voltar para casa e ver um cachorro metendo o nariz em meus negócios e implorando por atenção. Eu quero paz, sossego e solidão.
A ideia de ter que cuidar de uma criatura que nem consegue manter uma conversa comigo não é atraente. É um desperdício colossal de meu dinheiro e energia. É aqui que sinto que preciso fazer uma promessa: juro que não sou uma aberração de coração frio. Eu apenas tenho prioridades diferentes das dos dog lovers. Acho que cachorros são fedorentos, sujos, irritantes e, no final das contas, dão muito trabalho. Eu não deveria ter que me desculpar por isso.
Isca de cachorro não funciona comigo. O número de perfis do Tinder que encontrei com as biografias "Esse é o meu cachorro" e fazendo referência a fotos da personalidade do dono do cachorro me fez perceber ainda mais enfaticamente como sou infrequente ao não estar interessado em deslizar para a direita.
Certa vez, em um primeiro encontro (depois de ouvir 20 minutos de histórias sobre as atualizações da aula de obediência de seu pequeno Brewster), um cara ficou muito sério comigo ao sussurrar: "Você simplesmente não pode confiar em quem odeia cães". Bebi minha bebida com um sorriso malicioso e brinquei: "Mas e se eles gostarem do estilo cachorrinho?" * * Ele quase engasgou. Eu não o vi novamente.
Não são apenas as perspectivas românticas em potencial que não confiam em alguém que não gosta de cachorros. Parece que são todas. O desdém do cão é recebido com estigmatização e choque. Uma rápida pesquisa no Google sobre cães antipáticos leva a uma espiral descendente no funcionamento interno dos fóruns online, onde as pessoas opinam sem restrições sob o disfarce de uma persona da Internet. Um membro do Quora escreveu que descobrir que alguém que ele conhece não gosta de cães "é um sinal de alerta de que algo está errado com essa pessoa, e eu o evitaria".
Uma das coisas que torna a humanidade tão bela é a diferença de opiniões e experiências entre as pessoas em todos os lugares. Não acreditamos mais na diversidade? Os que odeiam cães são o grupo raro que não é encorajado a aceitar sua "diferença". Em vez disso, todo o coletivo é considerado terrível.
Isso é totalmente injusto e minha indignação não pode ser silenciada. Parece que vivemos em uma sociedade em que nossas personalidades e desgostos são sinais de alerta. Não é fã de chocolate? Você é desumano. Não gosta de música? Você é insano. Não quer um animal de estimação? Adeus. Esses julgamentos e denúncias são ridículos, especialmente considerando que estamos em uma época que defende a inclusão e a aceitação. A inclusão não se aplica a nós, dog haters. Nós simplesmente "não somos humanos". Isso não pode continuar porque nossas preferências pessoais são exatamente isso: pessoais. Todo mundo tem seus próprios gostos e desgostos, sejam eles decorrentes de tradições familiares, experiências pessoais ou simplesmente um sentimento desenvolvido.
Não me interpretem mal - recebo o apelo dos cães. Eles podem ser o melhor amigo de alguém. Eles preenchem um vazio emocional com amor incondicional genuíno. Como companheiros, eles são leais, obedientes e gentis. Eles podem até ajudar pessoas com deficiência física. Eu acho isso incrível e eu respeito isso - de uma distância muito, muito necessária. Esse respeito agora precisa vir de ambas as extremidades. Respeitarei a trama se você respeitar minha opinião.
Tradução: PGCS
Rodapost
*  Exclamação de raiva e sarcasmo derivada do "aleluia" cristão e convertida à forma pagã. 2. Exclamação sarcástica usada na presença de cristãos para irritá-los.
* * Estilo cachorrinho é uma posição sexual em que uma pessoa fica de quatro patas para relações sexuais ou outras formas de penetração sexual.

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

Outras razões por que alguém não gostaria de conhecer seu cachorro:
https://theprint.in/opinion/pov/dear-dog-lovers-people-who-fear-dogs-are-not-animal-haters/370672/
https://www.thesprucepets.com/reasons-people-hate-your-dog-1117466