Tsutomu Yamaguchi foi, dependendo do seu ponto de vista, o homem mais sortudo do Planeta Terra ou exatamente o oposto. De qualquer forma, o que aconteceu com ele, em agosto de 1945, foi nada menos que incrível – uma sobrevivência milagrosa.
Yamaguchi era um residente de Nagasaki, mas no fatídico dia 6 de agosto de 1945 ele estava em Hiroshima, a negócios para seu empregador, Mitsubishi. Ele ficou gravemente ferido, quando a bomba carregada por Enola Gay explodiu acima de Hiroshima, mas sobreviveu e retornou a Nagasaki no dia seguinte.Surpreendentemente, ele voltou ao trabalho em 9 de agosto – a maioria de nós hoje em dia tira um dia de folga se tiver uma hemorragia nasal, quanto mais lesionado pela explosão de uma bomba atômica. Ele estava explicando a primeira bomba ao seu supervisor, quando Bockscar sobrevoou Nagasaki. A bomba atômica Fat Man foi lançada na cidade e Tamaguchi se tornou vítima de uma segunda explosão atômica. Ele estava a três quilômetros do Marco Zero, mas não pôde receber tratamento para os ferimentos que recebeu em Hiroshima – por razões óbvias.
Ele foi reconhecido como um hibakusha (um dos afetados pelas explosões), mas apenas da bomba de Nagasaki – e ele guardou sua notável história para si mesmo por muitos anos. O governo japonês finalmente reconheceu sua presença em ambas as cidades em 2009. Ele morreu de câncer de estômago em janeiro de 2010.
Vários meses antes de sua morte, ele conheceu o diretor de cinema James Cameron. Parece que o diretor de "Titanic" e "Avatar" estava ansioso para filmar a história de Yamaguchi, mas posteriormente desistiu. Mas aqui não desistimos. Contamos a saga desse azarado sortudo em O homem que desafiou a bomba, no ano e mês em que ele morreu.
(https://www.kuriositas.com/2014/08/the-man-who-survived-two-atomic-bombs.html)
Nenhum comentário:
Postar um comentário