14 dezembro, 2020

Qual é a altura oficial do Monte Everest?


China e Nepal, os dois países que compartilham a montanha mais alta do mundo, estabeleceram em conjunto a altura do Everest (foto) em 8.848,86 metros, apenas 86 centímetros acima dos 8.848 metros tradicionalmente aceitos, medidos pela Índia em 1955.
Esta é a primeira vez que o Nepal mede a altura da montanha. Não é o caso da China, que o fez pela última vez em 2005, fixando-o em 8.844,43 metros, argumentando que a medida indiana incluía os mais de três metros de neve no cume.
Cientistas chineses usaram a mais recente tecnologia de satélite de navegação global de seu sistema Beidou, bem como radares e outros avanços técnicos para calcular a altura do topo. O Nepal, por sua vez, já havia iniciado suas medições com sistemas de navegação em 2017 e as completou dois anos depois.
Pelo resultado final, com 86 centímetros de diferença em relação ao comumente aceito, a China parece ter dado boa parte da razão à medição nepalesa e indiana.
"A altura do Monte Everest é de 8.848,86 metros", anunciaram na terça-feira (8) o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, de Pequim, e seu colega nepalês, Pradeep Kumar Gyawali, de Katmandu, em um evento virtual transmitido pela internet.


Nenhum comentário: