09 dezembro, 2020

Múmias de animais de estimação no Antigo Egito

Um projeto da Universidade de Manchester usou raios-X e tomografias computadorizadas para examinar 800 dos milhões de múmias de animais descobertas por escavadeiras - algumas delas datando de 1.000 a.C. Mas cerca de um terço não continha restos de animais - o que levou a BBC, que acompanhou o progresso dos pesquisadores, a chamá-lo de "escândalo de 3.000 anos no coração da indústria de múmias de animais do Egito Antigo".
Segundo a emissora, a teoria atual é que os embalsamadores egípcios antigos foram forçados a cortar custos diante de uma demanda muito alta.
Enquanto animais de estimação eram mumificados e enterrados com seus donos, e outros animais eram adorados e recebiam túmulos intrincados quando morriam, a maioria dos animais mumificados eram "ofertas votivas", disse Lidija McKnight, egiptologista, ao Washington Post.

(Gato de Scrödinger? Não abra esta caixa.)

"Eles eram presentes que seriam dados aos deuses com uma oração, como um cristão hoje acende uma vela em uma igreja", ela disse ao The Post. "Você pegava uma dessas múmias e pedia que levasse uma mensagem em seu nome aos deuses, esperando que os deuses fizessem algo em troca. O que era típico do sistema de crenças religiosas do Egito Antigo, e é por isso que achamos tantos delas. Era quase um tipo de indústria que surgiu na época e continuou por mais de mil anos".
Estima-se que existam 70 milhões de múmias de animais.
Nesse contexto, faz sentido que os fornecedores as substituiram por "coisas especiais que estavam próximas dos animais" - cascas de ovos, materiais de ninhos etc. - quando ficavam sem os animais de verdade, disse McKnight à BBC. Portanto, não é provável que os embalsamadores estivessem enganando seus clientes.
"Provavelmente, há uma explicação muito mais inocente para o que estava acontecendo", acrescentou ela.

Fonte: http://nationalpost.com/news/world/a-3000-year-old-mystery-why-are-so-many-of-ancient-egypts-animal-mummies-empty

Ver também: http://blogdopg.blogspot.com/2020/06/competicao-de-esconde-esconde.html

Nenhum comentário: