07 dezembro, 2020

Wayback Machine


Wayback Machine é um arquivo digital da World Wide Web, fundado pelo Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos com sede em San Francisco. O arquivo permite que o usuário volte no tempo e veja como eram os sites no passado. Seus fundadores, Brewster Kahle e Bruce Gilliat, desenvolveram o Wayback Machine com a intenção de fornecer "acesso universal a todo conhecimento", preservando cópias arquivadas de páginas da web extintas.
Desde o seu lançamento em 2001, mais de 452 bilhões de páginas foram adicionadas ao arquivo. O serviço também gerou controvérsia sobre se a criação de páginas arquivadas sem a permissão do proprietário constitui violação de direitos autorais em certas jurisdições.
Os fundadores do Internet Archive lançaram a Wayback Machine em 2001 para resolver o problema de o conteúdo do site desaparecer sempre que ele é alterado ou desligado. O serviço permite que os usuários vejam versões arquivadas de páginas da Web ao longo do tempo, que o arquivo chama de "índice tridimensional". Kahle e Gilliat criaram a máquina na esperança de arquivar toda a Internet e fornecer "acesso universal a todo conhecimento".
O nome Wayback Machine foi escolhido como referência à "WABAC machine", um dispositivo fictício de viagem no tempo usado pelos personagens Mister Peabody e Sherman, em "The Rocky and Bullwinkle Show", um desenho animado em que estes personagens usavam rotineiramente a máquina para testemunhar, participar e frequentemente alterar eventos famosos da história.

Site: web.archive.org

Nenhum comentário: