07 dezembro, 2020

A Sala de Âmbar

Você já ouviu falar da Oitava Maravilha do Mundo? Pois, certa vez, ela existiu mesmo, na forma da Sala de Âmbar - uma obra-prima de design complexo e um dos artefatos mais valiosos da Rússia. Originalmente projetado e construído no início do século XVIII, a Sala de Âmbar trocou algumas mãos antes de desaparecer em 1945.
Origem
A Sala de Âmbar é o resultado de uma colaboração entre o escultor barroco alemão Schluter e o artesão dinamarquês Gottfried Wolfram. Embora esteja associada principalmente à Rússia Imperial, a sala foi originalmente construída para a Monarquia Prussiana em 1701 e abrigada no Palácio de Charlottenburg, em Berlim. Em 1716, a sala foi presenteada ao czar russo Pedro, o Grande, como parte de uma aliança entre a Rússia e a Prússia contra a Suécia. Os painéis de âmbar que decoravam as paredes foram desconstruídos, colocados em grandes caixas e transferidos para o Palácio de Inverno na recém-fundada cidade de São Petersburgo. Em 1755, a sala foi realocada novamente, a pedido de Elizabeth, filha do czar, para o Palácio de Catarina em Tsarkoye Selo.​
Foi nesse local que a sala foi ampliada e, em sua conclusão em 1770, alcançou um total de pouco mais de 54 metros quadrados, adornado com mais de 6 toneladas de âmbar e outras pedras preciosas. Os historiadores estimam que o valor atual da sala seria de aproximadamente US $ 176 milhões. Nos dois séculos seguintes, a grandiosa sala deslumbrou visitantes da Rússia e do resto da Europa, seu esplendor excedendo até as próprias expectativas de Schluter.


Desaparecimento
A Sala de Âmbar sobreviveu à Revolução de 1917. Porém, quando a Alemanha nazista invadiu a então URSS em 1941, nenhum tesouro nacional no país estava seguro. Os curadores soviéticos sabiam que a valiosa Sala de Âmbar estava em grande perigo e tentaram protegê-la realocando-a para longe do front. No entanto, ao tentar realizar a tarefa, o curador Anatoly Kuchumov descobriu que os painéis de âmbar haviam-se tornado frágeis ao longo dos anos e a realocação poderia causar muitos danos. Em vez disso, ele ordenou cobrir as paredes da sala com papel de parede fino, na esperança de que os nazistas passassem por ela sem perceber.
Infelizmente, esse plano falhou. Hitler conhecia bem a história da Sala de Âmbar e a via como propriedade alemã que deveria ser devolvida à sua terra natal. Em apenas 36 horas, os nazistas descobriram os painéis preciosos e desmontaram a sala completamente. Os painéis foram enviados para a Alemanha e a sala foi reconstruída no Castelo Konigsberg. Lá permaneceu em exibição para povo alemão por dois anos. Em 1943, quando os ventos da guerra começaram a virar em favor dos aliados, Hitler ordenou que todas as posses saqueadas e guardadas em Konigsberg fossem realocadas. Mais uma vez a sala foi parar em grandes caixas e posta em movimento, desta vez, para nunca mais ser vista.
Teorias da conspiração
Siga lendo:
http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=15728
http://br.rbth.com/arte/historia/2017/07/08/onde-encontrar-a-verdadeira-camara-de-ambar_794480
A nova Sala de Âmbar
Em 1979, o governo soviético ordenou que uma réplica da sala fosse reconstruída onde a original ficava no Palácio de Catarina. O projeto levou 25 anos para ser concluído e custou US $ 11,3 milhões. Sua inauguração em 2003 marcou o 300.º aniversário de São Petersburgo. Embora seja uma reprodução, se você já estiver na área, vale a pena visitar a "nova Sala de Âmbar".
O barão Eduard von Falz-Fein, empresário de origem russa do Liechtenstein, passou 30 anos de sua vida à procura da famosa sala. Em 2004, ele declarou que, embora a câmara original tivesse perdida para sempre, a nova versão era um substituto digno. "Eu vi a Câmara de Âmbar antiga quando tinha cinco anos, e vi a nova. A nova é ainda melhor", disse von Falz-Fein à revista russa "Argumenti i Fakti".

Nenhum comentário: