28 julho, 2019

E o meu samba vai ficar assim

A minha terra dá banana e aipim
Meu trabalho é achar
Quem descasque por mim.
(Vivo triste mesmo assim!)
— Noel Rosa e Kid Pepe

Yes, nós temos bananas
Bananas pra dar e vender
Banana, menina, tem vitamina
Banana engorda e faz crescer.
— Braguinha e Alberto Ribeiro

Foi numa casca de banana que pisei, pisei
Escorreguei, quase caí
Mas a turma lá de trás gritou: xi ...
Tem nêgo bêbo aí, tem nêgo bêbo aí.
— Mirabeau e Ayrton Amorim

Chiquita Bacana
Lá da Martinica
Se veste com uma casca
De banana nanica.
— Braguinha e Alberto Ribeiro

Eu sou a filha da Chiquita Bacana
Nunca entro em cana porque sou bonita demais
Puxei à mamãe, não caio em armadilha
E distribuo bananas com os animais.
— Caetano Veloso

Olha a banana.
Olha o bananeiro.
— Jorge Ben

Aí eu vou misturar
Miami com Copacabana
Chiclete eu misturo com banana
E o meu samba vai ficar assim.
— Gordurinha e Almira Castilho


Chiclete com Banana: Gilberto Gil / Marjorie Estiano

"No caso de Chiclete com Banana a criação foi coletiva. Os três participaram diretamente, mas só dois podiam assinar. Gordurinha chegou com a ideia, alguns versos prontos e um esboço melódico. A gente já tinha conversado antes sobre a invasão americana na música brasileira... Jackson reclamava muito disso. Aí ficamos alguns dias ajeitando a danada, Jackson burilando no violão, e quando Gordurinha voltou, fechamos. (...) E a música foi feita assim, cada um construindo um pouquinho, porque a gente sabia qual era o recado que queria passar. E deu certo, não foi?"
— Almira Castilho (ex-esposa de Jackson). Em: "Jackson do Pandeiro, o rei do ritmo". São Paulo: Ed. 34, 2001 (p.297) © Fernando Moura e Antonio Vicente.

Nenhum comentário: