21 julho, 2019

Topógrafos do Inferno

1
Galileu era intimamente versado na "Divina comédia" e no universo ali retratado. Sabia que a construção que Dante calculara (para o Inferno) tinha o formato de um grande funil, com sua abertura superior na superfície da Terra. Em cada um de seus círculos descendentes estavam reservados castigos cada vez mais terríveis para pecadores cada vez piores e, usando suas habilidades em geometria, Galileu calculou o diâmetro dos vários departamentos demoníacos, nos quais demônios diversos torturavam os infelizes pecadores por toda a eternidade. os círculos iam se estreitando mais e mais até que acabavam no centro da Terra, onde o próprio Lúcifer reinava e tudo era frio e gelos eternos - o mais longe possível que podia se chegar do céu, com sua luz e calor.
[Atle Naess, "Galileu Galilei: Um revolucionário e seu tempo", Zahar Editores]
2
Em 1757, o jornalista, meteorologista e matemático Josiah Meigs, aplicando a Lei da Queda dos Corpos, de Galileu (revisada por Newton), para a queda de nove dias de Lúcifer e seus anjos, determinou que o Inferno tinha 1.832.308.363 milhas de profundidade.
[Struik, "Origins of American Science", p. 370]
----- A lei dos corpos em queda diz que todos os corpos caem com aceleração constante, uma vez que o efeito da aceleração gravitacional, ou seja, da gravidade em todos os corpos, à mesma altura, é igual. Esta lei só é observada no vácuo, pois como a densidade dos corpos é diferente, no ar o corpo que oferece menos resistência atinge o solo primeiro. Um exemplo frequentemente usado nos livros para exemplificar esta lei consiste em colocar num tubo em vácuo uma pedra e uma pena e observar que ambos caem à mesma velocidade. [Wiki]

http://blogdopg.blogspot.com/2007/08/o-inferno-exotrmico-ou-endotrmico.html#links
http://blogdopg.blogspot.com/2013/04/as-temperaturas-do-ceu-e-do-inferno.html
http://blogdopg.blogspot.com/2013/06/anjos-decaidos.html

Nenhum comentário: