31 julho, 2019

O cibernético SAM

SAM (Sound Actived Mobile) foi a primeira escultura a se mover direta e reconhecidamente em resposta ao que estava acontecendo a seu redor. Ele foi exibido na exposição "Cybernetic Serendipity", (*) que foi realizada inicialmente no Instituto de Arte Contemporânea em Londres, em 1968, e mais tarde percorreu o Canadá e os EUA terminando no Exploratorium em San Francisco.
O SAM consistia em um conjunto de peças fundidas de alumínio, um tanto reminiscentes de vértebras, encimadas por um refletor de fibra de vidro semelhante a uma flor (uma papoula), com um conjunto de quatro pequenos microfones montados imediatamente à frente dele. As vértebras continham pistões hidráulicos em miniatura que lhes permitiam mover-se um em relação ao outro, de modo que toda a coluna pudesse girar de um lado para o outro e inclinar-se para frente e para trás. Um circuito eletrônico simples usava os sinais dos quatro microfones para determinar a direção de onde vinha qualquer som na vizinhança e duas servoválvulas eletro-hidráulicas moviam a coluna na direção do som até que os microfones a encarassem.
http://www.senster.com/ihnatowicz/SAM/sam.htm

N. do E.
(*) Em inglês existe a palavra "serendipity" para designar as descobertas afortunadas, feitas aparentemente por acaso. Foi criada pelo escritor britânico Horace Walpole, em 1754, a partir do conto persa infantil "Os três príncipes de Serendip". Esta história de Walpole conta as aventuras de três príncipes do Ceilão, actual Sri Lanka, que viviam fazendo descobertas inesperadas, cujos resultados eles não estavam procurando realmente. Graças à capacidade deles de observação e sagacidade, descobriam “acidentalmente” a solução para dilemas impensados. Esta característica tornava-os especiais e importantes, não apenas por terem um dom especial, mas por terem a mente aberta para as múltiplas possibilidades.
http://blogdopg.blogspot.com/2015/07/descobertas-ao-acaso.html



"Não grite, eu não sou surdo"
O comportamento resultante, o de seguir o movimento das pessoas enquanto caminhavam ao redor de seu pedestal, fascinou muitos observadores. Além disso, como a escultura era sensível a ruídos discretos mas sustentados, em vez de gritos, muitas pessoas passaram horas em frente ao SAM tentando produzir o nível certo de som para atrair sua atenção.
O SAM ainda existe. Não funciona atualmente, pois alguns de seus componentes foram removidos (principalmente o hardware hidráulico). Dê uma olhada em suas fotos na condição atual.

Nenhum comentário: