10 julho, 2019

Paulo Henrique Amorim (1942-2019)

Aos 77 anos, morre o jornalista Paulo Henrique Amorim, "o patrono da blogosfera" (crédito a Fernando Brito). Na madrugada de hoje (10), sofreu um infarto fulminante, em sua casa no RJ. Durante sua vida profissional, ele havia passado por Band, Globo e Record. Por pressões políticas, foi afastado no mês passado do "Domingo Espetacular", um programa semanal que ele apresentava na TV Record desde 2006. PHA também administrava o portal colaborativo Conversa Afiada e o canal de vídeos "Conversa Afiada com Paulo Henrique Amorim", com 985 mil seguidores inscritos no YouTube.

Mensagens

— Morre Paulo Henrique Amorim. Falamo-nos anteontem por mensagem. Mais de cem processos fraudulentos na "justiça", perda do emprego na Record por ação do nazifascista que nos "governa".
Eduardo Guimarães

— O jornalista Paulo Henrique Amorim partiu: nesta madrugada, seu coração apaixonado explodiu, parou de bater. Perdemos um jornalismo crítico, inquieto, problematizador. Fundamental no Brasil de hoje, com uma imprensa chapa branca, insossa, seduzida pelas facilidade$ do poder. Viva PHA!
Chico Alencar

— O dia começou com a triste notícia do falecimento de Paulo Henrique Amorim. Suas reportagens, crônicas, comentários mais que afiados, eram a representação de um jornalismo destemido. PHA fará muita falta!
Glauber Braga

— Que ano, gente, que ano... Estamos mesmo dentro de um pesadelo sem fim. Cuidem-se, protejam suas mentes. A realidade está tóxica demais. Obrigada por tudo, Paulo Henrique Amorim. Sentiremos sua falta. Saudações ao João Gilberto.
Elika Takimoto

— Com a morte de Paulo Henrique Amorim o jornalismo sério e democrático sofre uma perda irreparável.
Erika Kokay

— Nossas condolências à família do Paulo Henrique Amorim, companheiro de tantos anos da blogosfera, herdeiro da ironia e do escracho tradicionais do jornalismo carioca, corajoso e que nunca, jamais se deixou calar. Um choque!
VIOMUNDO

— É com muita tristeza que recebi a notícia da morte do jornalista Paulo Henrique Amorim nesta manhã. Era uma das grandes vozes na imprensa na defesa da democracia e do estado democrático. Fará muita falta ao jornalismo e à sociedade. Meus sentimentos à família e aos amigos.
HenriqueFontana

— Paulo Henrique Amorim, um jornalista de coragem. Tornou-se um campeão do YouTube, graças à sua enorme capacidade de identificar um tema, mirar no detalhe ridículo que ninguém percebia, e fuzilar com a pontaria dos grandes polemistas.
Luis Nassif

— Por que o afastamento do jornalista do seu vitorioso "Domingo Espetacular" só é possível no país da casa-grande e da senzala.
Mino Carta

— O ansioso blogueiro, como a si chamava, agora é, para sempre, um amigo navegante. Por outros mares, para onde todos iremos.
TIJOLAÇO

Nenhum comentário: