04 junho, 2018

A origem da palavra Abracadabra

Hoje esta palavra costuma ser usada como encantamento por mágicos de palco e, principalmente, por ilusionistas. Antigamente, porém, acreditava-se no poder de Abracadabra para a cura de febres e inflamações.
A primeira menção conhecida a Abracadabra foi feita no século II d.C. pelo médico e polímata Quintus Serenus, num poema chamado "De Medicina Praecepta" (em um tratado médico escrito em versos). Ao imperador romano Caracala, o médico prescreveu que o imperador usasse-a num amuleto para curar sua doença.
Ele usou como talismã um pedaço de papel, com a palavra ABRACADABRA escrita sobre ele, a qual se repetia com uma letra a menos na linha seguinte, até restar apenas o A.
Assim:

ABRACADABRA
ABRACADABR
ABRACADAB
ABRACADA
ABRACAD
ABRACA
ABRAC
ABRA
ABR
AB
A

A palavra em si já era considerada mágica, e no formato triangular, o amuleto teria muito mais poder. O triângulo era considerado a forma geométrica mais perfeita.
Na Roma antiga, era um método para combater a malária que, à época, não estava associada à picada de mosquitos, mas a demônios ou espíritos malignos. E a malária, que tem registros já no ano 450, teve sua própria deusa protetora: a deusa Febris .
A coisa não terminava aí: o médico recomendava enrolar o papel, envolvê-lo em um pano e pendurá-lo no pescoço por nove dias, após o que o enfermo teria que jogar o talismã sobre o ombro em um rio cuja corrente se movia para o leste.
A proteção era contra a malária e as febres pantanosas em geral. Mas se não funcionasse, o médico também tinha outra recomendação: ungir todo o corpo com gordura de leão. Embora não explicasse se o próprio enfermo tinha que matar o leão.
O que é certo é que, já no século XVII, não só protegia da malária, mas também de outras doenças . Daniel Defoe, autor de "Robinson Crusoé", conta em seu livro "The Year of the Plague" como os londrinos tentavam evitar a peste escrevendo a palavra Abracadabra nos linteis de suas portas a fim de que ela permanecesse fora de suas casas.
Há outras teorias sobre a origem desta palavra que um dia entrou no universo dos mágicos.
Abracadabra ganhou o sentido mais comum, ordinário, a partir do início do século 19 com os primeiros shows de ilusionismo que se tornaram bastante populares na França e na Inglaterra. Foi desta forma que ela ganhou a conotação que atualmente conhecemos.

https://www.grandesmedios.com/origen-abracadabra/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Abracadabra

Nenhum comentário: