10 junho, 2018

Trevo de quatro folhas

No original, este fox se chama "I'm looking over a four leaf clover". Sucesso do cantor e ator americano Al Jolson (aquele que pintava o rosto de preto), revivido em um filme sobre sua vida, "O trovador inolvidável", produzido pela Columbia e estrelado pelo ator Larry Parks.
A versão em português para "Trevo de quatro folhas" foi feita por Nilo Sérgio (1921-1981), seu primeiro intérprete no Brasil. Ele iniciou sua carreira artística como crooner da orquestra "The Midnighters". Em 1943, Nilo Sérgio gravou seu primeiro disco com "The Midnighters", interpretando o fox trot "Take it from there", de Robin e Rainger. Em seguida, gravou mais onze fox trots.
A partir de 1949, Nilo Sérgio começou a abrasileirar seu repertório, embora mantivesse o estilo romântico, e gravou a marcha "I'm looking over a four leaf clover" (Trevo de quatro folhas)", de Harry Woods e Mort Dixon, para a qual ele mesmo fez a versão.
Com letra brazuca de Nilo Sérgio, T4F teve ainda gravações pelos "Vocalistas Tropicais" (em 13 de maio de 1949, lançada pela Odeon em julho seguinte, sob n.o 12934-A, matriz 8493), por João Gilberto (no disco "O amor, o sorriso e a flor", lançado em abril de 1960, no qual é a quarta faixa do lado 1) e também por Nara Leão, Marília Medalha e Fernanda Takai (no vídeo).



Toni Garrido também gravou um "Trevo de Quatro Folhas", mas esta é outra canção.
Dizem os supersticiosos que encontrar um trevo de quatro folhas traz boa sorte. Encontrar um destes é mais fácil do que parece.
Microsiervos traz o cálculo:
Uma vez que se sabe que há mais ou menos um trevo de quatro folhas em 10 mil e que se encaixam cerca de 200 trevos em cada 60 cm², é necessário apenas olhar para uma superfície de cerca de 1,2 metros quadrados - o tamanho de uma mesa , mais ou menos - para revisar 10 mil deles e com certa probabilidade encontrar um.
Referências
https://www.vagalume.com.br/art-mooney/im-looking-over-a-four-leaf-clover.html
http://dicionariompb.com.br/nilo-sergio
"Antonio Carlos Jobim; Uma biografia", por Sergio Cabral. Disponível em: https://books.google.com.br/
https://www.youtube.com/watch?v=SMk1HdzEjzU
http://www.microsiervos.com/archivo/curiosidades/trebol-cuatro-hojas-facil.html

Nenhum comentário: