25 junho, 2018

O sucessor do JPEG

Image result for JPEG XLO JPEG é um dos formatos de imagem mais utilizados no mundo. Esse padrão está comemorando 25 anos de existência e vai receber um sucessor, chamado JPEG XL, que deve resultar em arquivos 60% menores na mesma qualidade.
Segundo a CNET, o Joint Photographic Experts Group (JPEG) pediu que organizações interessadas enviem suas propostas de melhorar o JPEG até 1.º de setembro.
Já existe uma concorrência entre formatos de imagem, e o excesso de formatos poderia se tornar um problema no futuro. Processar imagens via hardware consome menos energia que via software, e sabemos como a duração da bateria é importante em smartphones e laptops. No entanto, seria necessário convencer empresas de processadores — como ARM, Qualcomm, Apple e Intel — a embutir suporte.
O JPEG sobreviveu por 25 anos porque é compatível com todo tipo de hardware (câmeras, celulares) e software (sistemas operacionais, navegadores web). Seu sucessor precisa atender ao mesmo requisito — e ocupar menos espaço.
À medida que migramos para telas com resoluções maiores, as empresas procuram formas de reduzir o tamanho de fotos e vídeos, para economizar espaço em servidores, poupar sua franquia de dados, e exibir tudo o mais rápido possível. O JPEG XL pode ajudar nisso.

Nenhum comentário: