28 junho, 2018

A malsucedida restauração de uma estátua de São Jorge

Assim como ocorreu em 2012, uma restauração de uma peça antiga, que ficou a cargo de mãos inexperientes, causou revolta outra vez na Espanha, onde uma mulher realizou uma "intervenção infeliz" em uma obra do século 16.
Neste novo caso, a obra danificada é uma escultura de São Jorge do século 16 que estava exposta na igreja São Miguel, em Estella (no norte da Espanha, em Navarra), e a restauradora foi uma professora de trabalhos manuais que havia recebido o encargo do padre da paróquia.
A nova restauração tem muitas semelhanças com o famoso Ecce Homo de Borja, um quadro de mais de um século que também ficava em um santuário espanhol, cuja restauração por parte de uma octogenária ficou famosa no mundo inteiro e acabou sendo motivo de atração turística, reportagens e memes.
Neste segundo caso, a escultura em madeira mostra a imagem de São Jorge com armadura, montado a cavalo e lutando contra um dragão, em que as cores haviam-se deteriorado com a passagem do tempo. Já na restauração, foram usadas cores uniformes, principalmente no rosto, o que dá ao santo uma aparência de boneca, sem nuances.
Para os especialistas da Associação de Conservadores e Restauradores da Espanha (ACRE), se trata de uma intervenção infeliz que resultou numa "destruição do patrimônio cultural da Navarra", e anunciaram que vão abrir uma ação judicial contra os responsáveis.
A escultura em madeira policromada do século 16 era uma obra "de grande interesse e relevância patrimonial", explicou o presidente do ACRE, Fernando Carrera, para a Agencia EFE, e disse que se trata de "um erro muito sério" e considerou que essa destruição do patrimônio "deveria horrorizar a todos".
Os arcebispos de Pamplona, capital de Navarra, asseguraram que o padre da igreja de São Miguel de Estella não pretendia restaurar a escultura, o que exige uma autorização, e sim "limpar" o espaço em que a escultura estava, que se encontrava "sujo". Os arcebispos tiveram conhecimento dos feitos na semana passada e estão em contato com a Instituição Príncipe de Viana, órgão cultural do governo regional de Navarra, encarregada de restaurar, manter e custodiar o patrimônio artístico, cujos técnicos estão analisando o estado da obra e se ela pode ser recuperada.
Veja um detalhe da obra antes e depois da restauração:

Novo 'Ecce Homo de Borja'? Restauração não deu muito certo e causou revolta na Espanha. 

A "restauradora" não tinha conhecimento prévio das atuações que iria fazer, o que é perceptível. Ou, talvez, ela tenha visto o seu encargo como uma oportunidade para homenagear o Chapolin Colorado, um dos personagens de Roberto Bolaños.

Outras "restaurações" famosas
O Ecce Homo de Borja
O Menino Jesus de Sudbury
O Cristo Redentor do Rio (aqui foi somente uma simulação, felizmente)

Nenhum comentário: