02 junho, 2018

Ordens religiosas e vinificação

por Michael Foley
O vinho foi inventado 6.000 anos antes do nascimento de Cristo, mas foram monges que preservaram em grande parte a vinicultura na Europa. Ordens religiosas como os beneditinos e jesuítas tornaram-se vinicultores experientes. Eles pararam apenas porque suas terras foram confiscadas nos séculos 18 e 19 por governos anticatólicos, como a Assembléia Constituinte da Revolução Francesa e o Segundo Reich da Alemanha.
Para celebrar a Eucaristia, que exige o uso do pão e do vinho, os missionários católicos trouxeram seu conhecimento sobre a plantação de videiras com eles para o Novo Mundo. As uvas vinícolas foram introduzidas na Alta Califórnia, em 1779, por Saint Junipero Serra e seus irmãos franciscanos, lançando as bases para a indústria vitivinícola da Califórnia. Um padrão semelhante surgiu na Argentina, no Chile e na Austrália.
Os homens piedosos não só preservaram e promulgaram a enologia, o estudo dos vinhos: eles também fizeram-na avançar. Um dos pioneiros no "méthode champenoise", ou o "método tradicional" de fazer vinho espumante, foi um monge beneditino cujo nome agora adorna um dos melhores champanhes do mundo: Dom Pérignon.
De acordo com a lenda, quando Pérignon provou seu primeiro lote em 1715, ele gritou para seus colegas monges: "Irmãos, venha rapidamente. Eu estou bebendo estrelas!"
Monges e sacerdotes também encontraram novos usos para a uva. Os jesuítas são creditados com a melhoria do processo de fabricação da grappa na Itália e do pisco na América do Sul, ambos aguardentes de uva.
Feeling guilty about drinking? Well, ask the saints, CRUX
N. do E.
Existe uma diferença histórica entre o Peru e o Chile sobre a exclusividade de se usar o nome "pisco". Enquanto o Peru defende que "pisco" é uma denominação de origem (similar a Champagne, por exemplo) e que somente pode usar o termo "pisco" aquele produzido no Peru, o Chile defende que "pisco" é um nome genérico (como vinho ou uísque).
City Tour em Santiago do Chile, Linha do Tempo

Nenhum comentário: