13 janeiro, 2018

Diagramas de Voronoi

Do alto de um edifício, Rod Bogart fez esta fotografia à qual acrescentou um diagrama de Voronoi das pessoas que aproveitavam o sol no Bryant Park. (*)

18 de maio de 2017, Twitter


Estes diagramas são a repartição de um plano segundo a distância euclidiana entre os pontos que existem nele. No caso de um diagrama de Voronoi de gente, a repartição maximiza o espaço ao redor de cada pessoa (ou de cada grupo de pessoas). Mais exatamente: os perímetros dos polígonos são equidistantes dos pontos vizinhos e designam suas áreas de influência.
Os diagramas de Voronoi podem ser encontrados em diversos campos da ciência e da tecnologia, até mesmo na arte, tendo inúmeras aplicações práticas e teóricas.
(*) Uma das características deste parque em Nova Iorque é o seu extenso gramado. Além de servir como "refeitório" para os trabalhadores dos escritórios da região e de lugar de descanso para os pedestres cansados, o gramado também serve como área de estar para alguns dos principais eventos do parque. O diagrama de Voronoi é assim denominado em lembrança do matemático ucraniano Georgy Voronoi que descreveu este tipo de decomposição de um espaço.

15/12/2017 - Atualizando ...
Um diagrama de Voronoi em função das estacões do Metrô de Madri, por Microsiervos

01/06/2023 - Atualizando ...
Os territórios do mundo foram redesenhados para que uma região seja determinada pela capital mais próxima. Isso é calculado usando um diagrama de Voronoi esférico, que leva em consideração a curvatura da Terra ao calcular distâncias. Via Microsiervos

Nenhum comentário: