Na série de Harry Potter de JK Rowling, publicada pela primeira vez entre 1997 e 2007, diferentes espécies de corujas superam o mundo mágico e muggle ("humano"), carregando mensagens, pacotes e até mesmo varas de vassoura para humanos e feiticeiros. O próprio Harry Potter recebe uma coruja nevada Bubo scandiacus, chamada Hedwig, no primeiro romance, e ela permanece com ele ao longo da série. Outros personagens principais também têm corujas como companheiras de estimação ao longo da série (por exemplo, Ron Weasley tem uma coruja muito pequena chamada Pigwidgeon, mais tarde retratada na série de filmes como uma coruja comum, Otus scops; Draco Malfoy tem uma coruja Bubo spp e Percy Weasley, uma coruja Megascops spp).Existe o efeito Harry Potter?
O sucesso de Harry Potter, tanto na literatura como no cinema, já quebrou inúmeros recordes de vendas e bilheteira, mas, infelizmente, toda esta popularidade está também a quebrar um recorde bem menos desejado.
Em 2001, quando saiu o primeiro filme, as vendas (anuais) de corujas na Indonésia não ultrapassavam as poucas centenas de animais, mas em 2016 o valor ultrapassou as 13 mil, informam Vincent Nijman e Anna Nekaris, da Universidade de Oxford Brookes, no Reino Unido. O relatório foi publicado na revista Global Ecology and Conservation, no qual se conclui também que a maior parte das aves são retiradas do seu ambiente natural e vendidas em comércio ilegal.
Com preços entre 10 e 30 dólares, as aves são acessíveis a um grande números de famílias, pelo que as populações selvagens destes predadores estão efetivamente em perigo: "a popularidade das corujas como animais de estimação subiu de tal forma, na Indonésia, que pode colocar em perigo a conservação das espécies menos abundantes", dizem os dois cientistas ao The Guardian, pedindo também que as espécies “sejam colocadas na lista de animais protegidos”.
E a Indonésia não é um caso isolado. Passa-se o mesmo tanto na Tailândia como na Índia, onde um membro do parlamento indiano já falou num "estranho fascínio, entre as classes médias urbanas, em oferecer mochos aos filhos fãs de Harry Potter".
(extraído de https://greensavers.sapo.pt/2017/08/fas-de-harry-potter-sao-um-perigo-para-corujas/)
Existem os efeitos correlacionados?
Um aumento da popularidade de certos animais após a aparição na tela grande ou em séries de televisão é um fenômeno bem conhecido, mas raramente é quantificado e, como sempre, a correlação não indica causalidade. Além disso, um aumento na popularidade raramente é imediato e os aumentos discerníveis podem ser adiados por vários anos. Herzog et al. (2004) compararam a popularidade de cães de raça pura nos EUA, após o lançamento do filme da Disney "101 Dalmatians" (101 Dálmatas), em 1985, e descobriram que demorou sete anos até os novos registros de dálmatas aumentarem 6,2 vezes, o que foi significativamente maior que o de outras raças durante esse período de tempo. O lançamento do primeiro filme do "Jurassic Park" em 1993 levou a um aumento de um a três anos no comércio global de iguanas verdes, a Iguana iguana ( Christy, 2008, Nijman and Shepherd, 2011 ). Finalmente, após o lançamento de outro filme da Disney, "Finding Nemo" (Procurando Nemo), em 2003, foi relatado que as vendas de peixe palhaço aumentaram ( Prosek, 2010 ), na medida em que, em 2005, quatro espécies de peixe palhaço (Amphiprion ocellaris , Amphiprion percula , Amphiprion frenatus e Premnas biaculeatus) foram incluídos nos vinte peixes aquários marinhos mais importados para os EUA (Rhyne et al., 2012; Militz e Foale, 2017). No entanto, note-se que, após o aumento na importação de peixe palhaço, na sequência da libertação de Nemo, com destaque dois anos mais tarde, este aumento foi menor do que o aumento global da importação de peixes de aquário marinho. Na comparação, eles não encontraram um efeito "Finding Nemo".
(extraído de http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2351989417300525)
Ver também: O ciclo vicioso das Tartarugas Ninjas
Bônus: Owling, um comportamento que não deve ser esquecido.
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