05 janeiro, 2018

Ernest Malley

Foi um poeta fictício e a figura central na farsa literária mais famosa da Austrália. Ele e todo o seu corpo de trabalho foram criados em 1943 por dois escritores conservadores, James McAuley e Harold Stewart, que estavam fartos da poesia modernista.
Os poemas, em número de dezesseis, foram escritos em um só dia, imitando o estilo da poesia modernista (que os dois fraudadores tanto desprezavam).
Uma mulher sob o disfarce de "Ethel, a irmã sobrevivente do autor", encarregou-se de apresentar os poemas a Max Harris que editava uma revista modernista, a "Melbourne". Extasiado com a poesia apresentada, Harris caiu no embuste e dedicou a próxima edição da revista aos dezesseis poemas de "Ern".
Crédito: aCOMMENT
Foi a edição da revista "Angry Penguins", que teve como destaque na capa (imagem) uma pintura de Sidney Nolan, inspirada num poema de "Ern". Com o suposto autor dos versos inspiradores sendo saudado como "uma das figuras poéticas mais notáveis ​​e importantes deste país".
Revelada a fraude logo após, resultou em uma causa célebre e a humilhação de Harris, que foi levado a julgamento, condenado e multado por publicar os poemas, alegando que eles continham conteúdo obsceno.
Nas décadas que se seguiram, a farsa provou ser um revés significativo para a poesia modernista na Austrália. Desde os anos 1970, no entanto, a obra poética de Ern Malley, embora conhecida por ser uma farsa, tornou-se célebre como um exemplo bem sucedido de poesia surrealista por direito próprio, sendo elogiada por poetas e críticos e tendo servido de inspiração a vários artistas australianos (como Sidney Nolan).
Quanto a Harris, recuperou-se de sua humilhação pelo hoax. E, de 1951 a 1955, publicou outra revista literária, que ele chamou de "Jornal de Ern Malley". Em 1961, como um gesto de desafio, ele republicou os poemas de Ern Malley, sustentando que o que quer que McAuley e Stewart tivessem a intenção de fazer, eles tinham, de fato, produzido alguns poemas memoráveis. E Max Harris ainda se tornou um bem sucedido livreiro e colunista de jornal.

https://en.wikipedia.org/wiki/Ern_Malley

3 comentários:

Patrícia Pereira disse...

Acabei de ler Minha vida é uma farsa, de Peter Carey.Fui procurar saber mais e me deparo com esta história fantástica. O livro foi baseado nesta história. Gostei ainda mais! Comprei o livro e li, me entreguei à história e foi uma experiência bem diferente! Valeu!

Paulo Gurgel disse...

Crítica:
Escritor vinga a arte moderna, por Marcos Strecker.
In: Folha de SP (ano: 2005)
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2708200508.htm

Paulo Gurgel disse...

As fraudes acadêmicas não são novidade. Em 1768, o Barão d'Holbach publicou a "Teologia Portátil, ou Breve Dicionário da Religião Cristã" — astutamente atribuindo a autoria ao abade Bernier — no qual defendia vigorosamente os dogmas cristãos predominantes com verbetes como

Doutrina: O que todo bom cristão deve acreditar ou então será queimado, seja neste mundo ou no próximo. Os dogmas da religião cristã são decretos imutáveis ​​de Deus, que não pode mudar de opinião exceto quando a Igreja o faz.

Provavelmente poucas pessoas foram enganadas pela farsa. Mas a sátira mordaz de d'Holbach era brilhante, no entanto, e circulou clandestinamente por décadas.

Em 1931, o físico Hans Bethe e dois colegas publicaram – quando ainda eram pós-doutorandos – um pequeno artigo intitulado “Sobre a teoria quântica da temperatura do zero absoluto”, parodiando as tentativas especulativas de determinar as constantes fundamentais da natureza pela numerologia, em a revista Die Naturwissenschaften . Os físicos mais experientes não acharam graça e os autores foram forçados a se desculpar.

Em 1943, os jovens escritores australianos James McAuley e Harold Stewart enganaram o jornal literário modernista Angry Penguins para publicar 16 poemas supostamente encontrados entre os papéis de um poeta recém-falecido, mas, infelizmente, fictício, Ern Malley:

Abrimos livros ao acaso, escolhendo uma palavra ou frase ao acaso. Fizemos listas deles e os entrelaçamos em frases sem sentido. Citámos mal e fizemos falsas alusões. Nós deliberadamente perpetramos versos ruins e selecionamos rimas desajeitadas de um "Ripman's Rhyming Dictionary".

A farsa foi rapidamente divulgada na imprensa australiana, e o editor de Angry Penguins foi ridicularizado. Mas alguns críticos hoje em dia afirmam que “por mais loucos que pareçam, os poemas de Malley têm mérito”.

(Uma nota de Michael Shermer, editor da Skeptic Magazine)