02 setembro, 2017

Urubu malandro e os abutres em geral

Todos os anos, em 15 de março desde 1957, a cidade de Hinckley, Ohio, aguarda ansiosamente o retorno dos urubus ao "Buzzards' Roost" (Poleiro dos Abutres), na Reserva Hinckley.
A celebração do retorno anual dos abutres começa cedo (6h30) na reserva de Hinckley do Cleveland Metropark . Liderados pelo "Oficial Buzzard Spotter", o Dr. Bob Hinkle, os madrugadores levantam seus binóculos e câmeras para competir pelo primeiro avistamento. É tudo uma boa diversão e um sinal certo de que a primavera está a caminho.

Imagem: Pat's Blog

Trivia
  • Existem 23 espécies de abutres no mundo, e pelo menos um tipo de abutre é encontrado em todos os continentes, exceto a Austrália e a Antártica. Estas aves são relativamente adaptáveis e vivem em uma grande variedade de habitats, incluindo as regiões suburbanas. Mas, mesmo assim, 14 espécies são consideradas ameaçadas.
  • As espécies de abutres são divididas em grupos do Novo Mundo (Américas e Caribe) e do Velho Mundo (Europa, Ásia e África). Há mais espécies de abutres do Velho Mundo, e estes não estão intimamente relacionados com os abutres do Novo Mundo. No entanto, os dois grupos são muitas vezes considerados em conjunto, porque eles preenchem um nicho ecológico semelhante.
  • Ao contrário da maioria das aves de rapina, os abutres são relativamente sociais e muitas vezes se alimentam, voam e repousam em grandes bandos.
  • Os abutres são carnívoros e capazes de consumir carcaças que podem ter apodrecido a ponto de serem tóxicas para outros animais. Isso dá aos abutres um papel ecológico único e importante, porque eles ajudam a prevenir a propagação de doenças a partir de cadáveres velhos e apodrecidos.
  • Os abutres têm excelentes sentidos de visão e olfato para ajudá-los a localizar comida e eles podem encontrar um animal morto a uma milha ou mais de distância.
  • Eles têm cabeças nuas e, muitas vezes, pescoços nus, de modo que quando se alimentam de carcaças podres, bactérias e outros parasitas não ficam retidos em suas penas para causar infecções.
  • Os abutres têm pernas e pés relativamente fracos com garras rombudas, embora tenham bicos fortes. Se uma carcaça é muito dura para que eles a rasguem, eles esperam por outro predador que a abra. É por isso que os abutres são frequentemente vistos com outros animais carnívoros.
  • O ácido do estômago de um abutre é mais forte e mais corrosivo do que o de outros animais ou pássaros. Isso permite que estes catadores se alimentem de carcaças podres que podem estar infectadas, porque o ácido vai matar as bactérias que possam ameaçá-los.
  • Comem principalmente animais mortos, mas são capazes de atacar presas extremamente doentes ou feridas. Isto é mais comum se o alimento para eles está sendo escasso.
  • Como têm os pés e as pernas fracos não carregam o alimento para os ninhos. Em vez disso, regurgitam-no na goela dos filhotes.
  • Urubus urinam em suas pernas e pés para refrescá-las nos dias quentes. Sua urina também ajuda a matar bactérias e parasitas que eles pegam ao caminhar ou empoleirar-se sobre animais mortos.
  • O condor andino, encontrado na América do Sul, tem a maior envergadura dentre os abutre do mundo, medindo de 3 a 3,35 metros quando o pássaro estende suas asas. E o abutre encapuzado, do tamanho do corvo, é o menor destes pássaros com uma envergadura de somente 1,5 metro. Este vive na África subsaariana.
  • Quando ameaçado, o urubu vomita para ficar mais leve e assim poder voar mais facilmente. Os vômitos também funcionam como um mecanismo de defesa para deter predadores que podem estar ameaçando-os.
  • Os abutres do Novo Mundo são quase silenciosos. Eles não têm qualquer tipo de canto e suas vocalizações são limitadas a grunhidos, chiados e cliques.
  • Os abutres enfrentam muitas ameaças que colocam em risco suas populações. Envenenamento pelas carcaças que comem é a principal. Outros perigos incluem atropelamento por carros nas estradas e eletrocussão em colisões com linhas de energia.
  • Eles desfrutam de um feriado exclusivo, o International Vulture Awareness Day, que é celebrado no primeiro sábado de cada setembro. O feriado é uma maneira de aumentar a consciência sobre estes pássaros originais. Zoológicos, aviários, reservas naturais e refúgios de aves em todo o mundo participam da data com atividades informativas sobre os abutres.

Urubu malandro


Nenhum comentário: