18 setembro, 2017

A psicostasia e outras pesagens

Psicostasia: avaliação, julgamento simbólico ou pesagem da alma depois da morte.
Para os antigos egípcios, depois da morte a alma era levada perante o trono de Osíris. Anúbis, o deus chacal, colocava em um dos pratos de uma balança o coração do falecido. No outro prato, Maat, definida como a deusa da justiça, colocava a Pena da Verdade. Se o o coração fosse mais leve do que a pluma, o resultado era favorável ao morto, e sua alma era recebida no paraíso onde gozaria da vida eterna. Caso contrário, ele era imediatamente devorado pelo terrível monstro Ammit (um híbrido de crocodilo, hipopótamo e leão) e morria para sempre.
O cristianismo recolheu - provavelmente através dos coptas - a noção da psicostasia, com algumas modificações. No momento da morte, a alma é levada para o julgamento divino. O gerente de pesagem das almas, neste caso, é o Arcanjo Miguel, que também dispõe de uma balança de pratos. Num deles, as boas ações que o falecido tenha praticado durante a vida são colocadas. No outro prato, as más obras que obviamente contrariam a bondade. O diabo assiste ao julgamento e, se o resultado for negativo, ele leva a alma para o inferno.
Teoricamente, cabe ao diabo simplesmente assistir à pesagem e aguardar o veredito. Mas, como ele é um contumaz batoteiro (trapaceiro), é preciso estar atento a todos seus movimentos.


A balança de dois pratos
Uma balança de dois pratos é aquela onde se colocam pesos (confeccionados geralmente de metal) e no outro lado se coloca o que se deseja pesar. É possível também colocar os pesos nos dois pratos. Para valores inteiros, é possível representar os números usando-se pesos cujos valores são potências de 3, de 1 até 3 n .
Por exemplo, usando-se os pesos de 1 (= 30), 3 e 32  (apenas um peso de cada valor!), é possível representar os valores inteiros de 1 até 13 (as somas correspondem aos pesos colocados no mesmo prato da balança que o objeto a ser pesado, enquanto as diferenças são os contrapesos, ou seja, os pesos colocados no outro prato).
Assim:
NúmeroRepresentação
11
23-1
33
43+1
59-(3+1)
69-3
79-3+1
89-1
99
109+1
119+3-1
129+3
139+3+1

Nenhum comentário: