14 setembro, 2017

A origem do nome da Apple

Steve "Woz" Wozniak contou como isso aconteceu, em uma entrevista em Stanford: ele e Jobs estavam viajando juntos, de carro, pela Highway 85, e o Jobs disse que tinha bolado um nome para a empresa. Ele perguntou qual era, e o Jobs respondeu: "Apple Computers". E disse que tinha escolhido porque gostava do som do nome. Wozniak acha que ele tinha se lembrado do nome por associação, pois na época (1976), Jobs participava de uma comunidade hippie que ganhava algum dinheirinho colhendo maçãs em uma fazenda da Califórnia. Jobs acrescentou ainda que o nome era bom pois ficaria antes de Atari (onde ambos haviam trabalhado), na lista telefônica.
Duvido que os dois conhecessem a história do suicídio do Alan Turing. Além disso, teria sido uma homenagem bem grotesca, a alguém que se suicidou, perseguido, deprimido e fracassado, não acham? Não condiz com o alto astral do Jobs.
O motivo mais aceito, no entanto, é que Jobs achava que eles tinham tido uma ideia genial, mais ou menos como a que Newton teve sobre gravidade (a famosa, e talvez apócrifa, história da maçã que caiu em sua cabeça…). Tanto é que o primeiro logotipo da Apple Computer era uma imagem muito feia do Newton sentado debaixo da macieira. Ele prova claramente a origem do nome.
O logo era muito difícil de reproduzir graficamente, então, em 1977 o Jobs pediu a um designer que fizesse o primeiro logotipo colorido da maçã. A mordida significava a tentação do conhecimento (Adão mordeu a maçã dada por Eva) e também uma brincadeira com byte (mordida em inglês, e também significando 8 bits). E a maçã tinha as cores do arco-iris, algo muito muito hippie na época, induzido pelas ilustrações das capas de discos dos Beatles, como a do famoso álbum Magic Mistery Tour (cuja gravadora, coincidentemente, chamava-se Apple Records, e que acabou processando a Apple Computer por violação de direitos de marca). Só que as cores do arco íris estão com a ordem trocada! Woz acha também que Jobs queria homenagear os Beatles, dos quais era fã.
Assim, segundo o Museu da Apple, o novo logo simbolizava a mente de Jobs à época: "lust, knowledge, hope, and anarchy".
Como vê, cheio de simbolismos!! A marca colorida durou 20 anos, até ser trocada pelo símbolo sólido e clean de hoje.

Créditos das imagens: https://forum.imasters.com.br
O precursor do primeiro tablete, um PDA da Apple, foi batizado de Newton. Assim, Jobs nunca se esquecera da motivação inicial. E o primeiro computador com interface gráfica, o MacIntosh, foi batizado assim, pois MacIntosh é a marca das maçãs que o Jobs colhia, e que é considerada uma das melhores…. Dai derivou o nome mais simples e curto, usado até hoje, Mac.

Extraído de: 2012: Alan Turing e a Apple, por Renato M.E. Sabbatini. In: Noosfera

Nenhum comentário: