Duvido que os dois conhecessem a história do suicídio do Alan Turing. Além disso, teria sido uma homenagem bem grotesca, a alguém que se suicidou, perseguido, deprimido e fracassado, não acham? Não condiz com o alto astral do Jobs.
O motivo mais aceito, no entanto, é que Jobs achava que eles tinham tido uma ideia genial, mais ou menos como a que Newton teve sobre gravidade (a famosa, e talvez apócrifa, história da maçã que caiu em sua cabeça…). Tanto é que o primeiro logotipo da Apple Computer era uma imagem muito feia do Newton sentado debaixo da macieira. Ele prova claramente a origem do nome.
O logo era muito difícil de reproduzir graficamente, então, em 1977 o Jobs pediu a um designer que fizesse o primeiro logotipo colorido da maçã. A mordida significava a tentação do conhecimento (Adão mordeu a maçã dada por Eva) e também uma brincadeira com byte (mordida em inglês, e também significando 8 bits). E a maçã tinha as cores do arco-iris, algo muito muito hippie na época, induzido pelas ilustrações das capas de discos dos Beatles, como a do famoso álbum Magic Mistery Tour (cuja gravadora, coincidentemente, chamava-se Apple Records, e que acabou processando a Apple Computer por violação de direitos de marca). Só que as cores do arco íris estão com a ordem trocada! Woz acha também que Jobs queria homenagear os Beatles, dos quais era fã.
Assim, segundo o Museu da Apple, o novo logo simbolizava a mente de Jobs à época: "lust, knowledge, hope, and anarchy".
Como vê, cheio de simbolismos!! A marca colorida durou 20 anos, até ser trocada pelo símbolo sólido e clean de hoje.
Créditos das imagens: https://forum.imasters.com.br |
Extraído de: 2012: Alan Turing e a Apple, por Renato M.E. Sabbatini. In: Noosfera
Nenhum comentário:
Postar um comentário