08 setembro, 2017

Antes da Wikipédia

Seus livros foram a Wikipédia antes da Wikipédia. ~ Antonio Calvo
Embora seja conhecido por seus contos e romances de ficção científica, Isaac Asimov também foi um grande escritor de ciência: a Wikipédia atribui-lhe a autoria de mais de 500 títulos, distribuídos em 9 das 10 categorias da Classificação Decimal de Dewey (um sistema de classificação usado nas bibliotecas), daí a frase de Calvo.


Além de seu papel como autor, Asimov representou uma atitude em relação ao mundo e à vida especialmente admiráveis. Em "The Roving Mind" (A Mente Vagando), por exemplo:
"Não acredita em discos voadores?", eles me perguntam. "Você não acredita em telepatia, em antigos astronautas, no Triângulo das Bermudas, na vida após a morte?". Eu respondo que não. Não, não, não, não e não novamente. Uma pessoa, desesperada pela litania de negação sem cessar, então me perguntou se eu acreditava em alguma coisa. "Sim", eu disse: "Eu acredito em evidência. Eu creio em observações, medições, raciocínio e confirmação por observadores independentes. Eu vou acreditar em qualquer coisa, não importa o quão louca ou ridícula, se houver evidência para apoiá-la. Agora, quanto mais louca e ridícula for essa coisa, mais firme e sólida terá de ser a evidência."
Microsiervos

Asimovianas: Isso é divertido!, Leis da Robótica e O sonho de Asimov

Nenhum comentário: