18 agosto, 2016

A Pira Olímpica em Niterói

Jaime Nogueira me enviou por i-1/2 uma cópia desta fotografia da Pira Olímpica em Niterói.


Uma imagem épica que, para adequá-la a esta nota, eu tive de cortar muito céu e mar. Mas repare que a cena continua majestosa.
Jaime,
Minhas recordações da cidade de Niterói são escassas e remontam ao início da década de 1970. Mas desconfio que os componentes principais desta pira acesa são: 1) o Museu de Arte Contemporânea (que resultou de um projeto do grande Oscar Niemeyer) e 2) a Carruagem de Apolo.
É uma bela homenagem a esta Olimpíada.

O Brasil sabe organizar grandes eventos
  • Jogos Pan-Americanos (2007)
  • Rock in Rio (2011, 2013 e 2015)
  • Jornada Mundial da Juventude (2013)
  • Copa das Confederações (2013)
  • Copa Mundial de Futebol (2014)
  • Jogos Olímpicos e Paralímpicos (2016)
Além de, anualmente: Carnaval (Rio, São Paulo, Salvador, Recife, Olinda...), micaretas, Réveillon, viradas culturais, festas juninas (Campina Grande, Caruaru...) e do peão de Barretos, festivais literários (Paraty), folclóricos (Boi de Parintins), humorísticos (Fortaleza) e musicais (de Inverno Campos do Jordão), Círio de Nazaré, romarias, cavalhadas (Pirenópolis), campeonatos esportivos etc.

8 comentários:

Anônimo disse...

Essa foto é linda demais! Gostaria de saber o nome do fotógrafo.

Paulo Gurgel disse...

Não sei o nome do fotógrafo. Talvez tenha sido o próprio Jaime Nogueira que me enviou a imagem.
E a postagem em que a foto está inserida foi a entrada para 133 visualizações de página (até o momento), e isso mostra o interesse que o assunto suscitou.

Paulo Gurgel disse...

Jaime Nogueira respondeu por e-mail:
A belíssima foto me foi remetida pelo geólogo e amigo Breno Augusto dos Santos, também um grande fotógrafo - dono de um acervo de imagens incrível.

Unknown disse...

Caro Paulo Gurgel, o dono da foto é o Breno Augusto dos Santos? Como posso falar com ele..? tenho uma página no facebook sobre niterói e gostaria de utilizar a foto lá.. poderia me ajudar.. realmente é uma imagem épica.. histórica e belíssima! Gratidão por compartilhar conosoco!

Paulo Gurgel disse...

Meu caro Jaime Nogueira,
Boa noite.
Veja se é possível ajudar a leitora Thaís do Mato.
A mensagem acima está em "Pira Olímpica em Niterói" e você poderá usar os comentários da postagem para dar a resposta.
http://blogdopg.blogspot.com.br/2016/08/a-pira-olimpica-em-niteroi.html

Paulo Gurgel disse...

Jaime Nogueira respondeu:
Meu caro Esculápio,
A maneira mais fácil de contatar o Breno, dono de um imenso e diversificado acervo fotográfico, é através de seu e-mail brenogeo . Tenho certeza que ajudará. Um ótimo feriado para vocês.

Paulo Gurgel disse...

Thaís,
O e-mail brenogeo não é lido na mensagem anterior. Reescrevo-o sem os sinais gráficos que o ocultaram: brenogeo@uol.com.br.
Lembrete - A imagem foi reproduzida em EntreMentes com cerca de 25 KB. Ao contatar com o geólogo Dr. Breno, peça-lhe o envio de uma cópia com resolução superior. Será mais adequada a seu propósito (no Face).
Um abraço.

Paulo Gurgel disse...

Desculpe, Thaís.
Breno acaba de informar, por Jaime, que não é o fotógrafo da imagem postada em "Pira Olímpica em Niterói".
Quem é o geólogo Breno:
http://blogdopg.blogspot.com.br/2017/07/a-descoberta-de-carajas.html